Veja 7 sugestões de brincadeiras para curtir em casa com seus filhos

    1031
    Sugestões de brincadeiras como a da imagem em que três crianças estão em pé em movimento, saltanod, com braço estendido
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Daniele Franco– Do latim creare, que significa “produzir”, “erguer”, a palavra criança traz um dos principais sentidos da infância em sua etimologia. E é por meio das brincadeiras que as crianças mais constroem seus mundos.

    Brincar é mais do que uma maneira de se divertir e traz inúmeros benefícios, como explica Tatiana de Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos: “A brincadeira é a forma que a criança usa para representar sua visão do mundo adulto. É nela que os valores são primariamente reproduzidos e são trabalhadas habilidades motoras e de liderança e interatividade”.

    Aos pais, cabe garantir o momento da brincadeira. “Reservar um tempo para brincar com os filhos deve ser uma obrigação para pensar já no momento em que a pessoa se dispõe a se tornar pai ou mãe”, diz Tatiana. Para ela, a hora da brincadeira é tão necessária quanto a hora de tomar banho ou almoçar.

    E como os pais podem administrar o tempo para dar conta de encaixar essas atividades em sua rotina? Escolher uma brincadeira que seja simples, que não bagunce demais a casa nem exija muitos acessórios pode ajudar. Veja a seleção da Canguru de sete jogos com esse perfil e que podem divertir mesmo em poucos minutinhos.

    Leia também: Um kit com 40 brincadeiras para fazer em casa com as crianças

    #1 ADEDANHA

    Além de divertida, essa brincadeira ainda é educativa, já que ensina novas palavras para as crianças e as estimula a utilizar as que já conhecem. Uma letra é definida e os participantes precisam pensar em palavras de várias categorias (nomes próprios, frutas, animais, cidades, partes do corpo humano etc.) começadas por aquela letra. Se as crianças são pequenas, pode-se brincar trocando a escrita pela fala.

    #2 ESCONDE-ESCONDE

    Para grandes ou pequenos, essa brincadeira é garantia de diversão e alegria. Os móveis servem de esconderijo perfeito para quem  vai brincar dentro de casa.

    #3 OS ANIMAIS

    Nesse jogo, um adulto comanda, dizendo qual animal a criança deve imitar, como “o sapo pula” ou “o cachorro late”. É uma brincadeira que pode ser feita com crianças bem pequenas, de 3 anos, por exemplo.

    #4 ADIVINHAÇÃO

    Brincar de adivinhar com os pequenos também é uma atividade educativa. Os pais podem descrever características de alguém, de um animal ou de um objeto e estimular a imaginação das crianças.

    Leia também: Como brincar com as crianças com nossa rotina tão atribulada? 7 boas ideias!

    #5 CAÇA AO TESOURO

    Nessa brincadeira, os pais escondem algum objeto para as crianças procurarem. É a hora de elas usarem a imaginação e até se fantasiarem para a caçada, se houver um tempo maior. Que tal vestir a meninada de pirata, por exemplo? As fantasias podem ser montadas em casa mesmo, com acessórios simples, como lenços, chapéus e óculos coloridos.

    #6 ESTÁTUA

    Aqui você só precisa de uma música para fazer a diversão da criança. Coloque um som para que ela dance. Depois, dê uma pausa na música — nesse momento a criança precisa ficar parada igual a uma estátua.

    #7 MÍMICA

    Não pode soltar um pio! A mímica ajuda as crianças a expressarem mensagens e pensarem maneiras criativas de passá-las, além de exercitar a capacidade motora e intelectual dos pequenos.

    Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui