Como brincar com as crianças com nossa rotina tão atribulada? 7 boas ideias!

    236
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Na Pracinha – O cotidiano tem colocado nossa rotina em modo automático. Nossas crianças nos acompanham nessa correria, muitas vezes sem serem vistas ou ouvidas. Tentamos responder às suas perguntas e às mensagens do celular ao mesmo tempo. Procuramos até mesmo sentar para brincar, mas sem deixar de lado o aparelho, de olho nas notificações, ou com a TV ligada para já se inteirar do que acontece. Trocamos a nossa presença junto aos pequenos pela companhia das telas.

    E as crianças sentem. Podemos não perceber agora, mas, no longo prazo, essa “presença ausente” grita, de alguma forma. As mensagens instantâneas não vão parar de apitar no celular. Já as perguntas espontâneas dos pequenos um dia não estarão mais ali. Se você perguntar a seu filho sobre um dia feliz, certamente ele se lembrará de um momento em que vocês brincaram juntos.

    Já que começamos um novo ano, queremos propor uma pequena mudança, uma nova meta. Que tal se desconectar das telas para se conectar com quem realmente importa? É possível ajustar alguns pontos para termos controle do nosso tempo e nos aproximarmos mais dos nossos filhos.

    #1 Faça um planejamento prévio de sua rotina diária e semanal. “Consigo parar quanto tempo depois do trabalho para me dedicar a ele? E no final de semana?”. Se for preciso, coloque na agenda e “bloqueie” esse período.

    #2 Quando a brincadeira começar, desligue – de verdade – o celular (ou coloque no silencioso, esconda no armário, desapareça com ele na bolsa).

    #3 A televisão ligada atrapalha. Esteja realmente com a criança.

    #4 Se você trabalha em casa, planeje pausas para o brincar ao longo do dia. Vale também envolver a criança em algumas tarefas cotidianas de forma lúdica.

    #5 Deixe a criança se sujar, testar os limites, fugir do convencional, mudar a rotina, bagunçar. Muitas vezes, podamos o potencial criativo por insistir no nosso jeito de fazer as coisas. Não há nada que não possa ser limpo e organizado outra vez.

    #6 Deixe a criança guiar a brincadeira, evite interferir no faz de conta de forma a “moldar” o comportamento ou impor respostas esperadas. Incentive a criatividade!

    #7 E, por fim, vale reforçar o seu sentimento por estarem brincando juntos, de forma simples e direta: “estou muito feliz por estar passando esse tempo com você, meu filho”, ou “uma das minhas horas preferidas do dia é quando sentamos para brincar aqui na sala, você sabia?”, ou ainda “eu adoro vir ao parque com você, devemos fazer isso sempre. Você também gosta?”.

    Na pracinha é um movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..

    Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui