Como brincar ajuda o cérebro de uma criança a crescer

Em TED Talk, a especialista em educação infantil, Jesse Ilhardt fala sobre como as interações com a criança são fundamentais para as conexões neurais

347
Ted Talk Jesse Ilhardt, sobre o poder de brincar para o desenvolvimento do cérebro
Jesse Ilhardt, durante gravação de palestra
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

No TED Talk O poder de brincar com o seu filho (em tradução livre), publicada este mês, Jesse Ilhardt, que é cofundadora e diretora executiva da Vocel, um centro comunitário norte-americano de aprendizagem infantil, destaca o poder de construção do cérebro nas interações com as crianças. No vídeo, Jesse afirma que o brincar traz grandes benefícios para o cérebro, como se fosse um superalimento, porém, a participação dos adultos nesse processo é um “ingrediente” crucial para melhores resultados. A especialista em educação infantil e mãe de duas crianças defende que os pais desliguem o telefone, peguem a xícara de chá de faz de conta (ou aquela capa de super-herói) e reservem um tempo para experimentar a imaginação durante os anos de aprendizado mais formativos das crianças.

Quando um bebê ou uma criança pequena balbucia, gesticula ou chora, e um adulto responde apropriadamente com contato visual, palavras ou um abraço, conexões neurais são construídas e fortalecidas, apoiando o desenvolvimento da comunicação e habilidades sociais dos pequenos, segundo informações no site do Centro de Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard.

Em rede social, Jesse disse estar agradecida por poder compartilhar com tantas pessoas uma ideia que para ela é tão importante. “Quatro palavras: gratidão avassaladora, alegria e determinação. Ter uma ideia que é tão significativa para mim pessoalmente – como mãe, como educadora, como líder – compartilhada com tantos. Ver “O poder de brincar com seu filho” ressoando com estranhos, pessoas que podem viver em vários cantos do mundo, mas estão todas conectadas por uma curiosidade compartilhada, uma experiência compartilhada, um compromisso compartilhado com as crianças. Puxa, é uma coisa linda”. 

Para assistir ao TED Talk sobre a relação do brincar com o cérebro, de Jesse Ilhardt, (em inglês), clique aqui.

O que são os TED Talks

TED é a sigla para Tecnologia, Entretenimento e Design, e é o nome da fundação que surgiu em 1984, na Califórnia, com o objetivo de promover conferências para difundir boas ideias pelo mundo. Os eventos gravados em vídeos têm apresentações em mais de 110 idiomas, que hoje tratam dos mais variados temas, de ciências a questões globais de negócios, maternidade, família e filhos.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui