Por que o brincar é tão importante para as crianças

Nesta semana em que se comemora o Dia da Infância (24), ressaltamos a importância das brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças

342
Pai brinca com filho na corcunda em área verde
Pais devem reservar um tempo para brincar com os filhos
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para além da diversão, o brincar tem um papel essencial na vida de uma criança, ao trazer diversos benefícios e proporcionar seu desenvolvimento pleno. Por meio das brincadeiras, os pequenos se comunicam e interagem com o mundo ao seu redor. “O brincar é fundamental para a formação da criança. pois ela se apropria da realidade, estabelece relações sociais e utiliza toda a sua corporeidade, nas suas dimensões motora, cognitiva e afetiva”, explica Rogéria Sprone, diretora pedagógica do Colégio Joseense, em São José dos Campos, no interior de São Paulo.

Desde o nascimento, é de extrema importância que bebês e crianças sejam estimulados a brincar. A contação e interpretação de histórias, por exemplo, permite que eles brinquem de faz-de-conta, assumindo diferentes papéis que lhes exigirão desenvolver um enredo e construir interações. “Através dessa representação, a criança demonstra sentimentos, angústias, alegrias, incômodos e suas impressões do dia a dia. Ela consegue expressar suas dificuldades, contradições e se sente motivada a lidar com o acaso, uma vez que a história é construída no desenrolar da brincadeira”, complementa Rogéria Sprone.

Brincar junto

A diretora também ressalta a importância de conversar sempre com os filhos e usar o tempo em família para estreitar vínculos e criar memórias afetivas. Ela sugere que os pais deixem o celular e as telas um pouco de lado e brinquem junto com os filhos em atividades como jogos, fantasias ou até exercícios de movimento. “Converse com a criança, conte qual era sua brincadeira favorita e brinquem juntos, o que é muito importante para a criança se desenvolver e aprender a lidar com os sentimentos”, pontua ela. Neste Dia da Infância (24) destacamos algumas brincadeiras que pais e filhos podem fazer para se divertir muito!

Sugestões de brincadeiras para fazer com as crianças:

  • Criação e contação de histórias;
  • Jogos; 
  • Atividades de faz de conta; 
  • Exercícios de movimento (pega-pega, esconde-esconde)
  • Leitura de livros, cantigas, entre outros.

LEIA TAMBÉM:

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui