Por que seu filho quer tanto brincar com você?

A psicopedagoga Francielle Marim explica que brincar com as crianças ajuda a fortalecer vínculos e faz com que se sintam amadas e compreendidas

271
Mãe brinca com filho que está em pé em seu colo e inclinado para a frente
Brincar com os filhos é importante para o desenvolvimento dos pequenos

Diante de tantos afazeres na rotina, pode ser difícil para os pais conseguir um tempinho para brincar com os filhos. “Muitas vezes estamos cansados e não queremos brincar, eu sei, acontece comigo também! Mas saiba que não precisamos brincar a todo momento e se você sentar pra brincar só por obrigação a criança percebe que você não quer”, explica a psicopedagoga Francielle Marim. Ela diz que o brincar junto com os filhos tem um papel essencial para os pequenos. “Uma das formas práticas que a criança compreende que é amada se dá quando brincamos com ela. Por isso ela quer tanto brincar com você”, ressalta a especialista. 

Ao perceber o interesse dos adultos, os pequenos se sentem vistos e importantes, o que é fundamental para o seu desenvolvimento como pessoa. “Apesar de serem ainda muito novas, as crianças sentem que os pais estão direcionando seu tempo disponível a elas, como forma de carinho e atenção. E isso faz com que se abram, compartilhem sentimentos, pensamentos e sensações, diz Francielle.

Além disso, o momento de troca faz com que a identificação seja mútua e se estabeleça uma conexão, permitindo que pais e filhos possam compreender melhor a forma de pensar e enxergar o mundo do outro. Ao compartilhar informações e sentimentos, os adultos ajudam os menores a se sentirem mais confortáveis em realizarem o mesmo movimento. “Brincar com a criança é ter um pedacinho do coração dela com você, aproveite esse momento para se relacionar”, acrescenta a psicopedagoga.

Brincar de quê?

Não são necessárias brincadeiras elaboradas e/ou com muitos brinquedos para se divertir com os filhos. O principal é que os pais se envolvam e estejam ali presentes, de fato – e não com a cabeça em outro lugar. “Não precisamos mistificar o brincar, ele pode ser ali no momento do banho ‘quando um grande jacaré tenta comer o dedinho do pé’ ou quando ‘um lobo mau está tentando encontrar um porquinho atrás da cortina que está com os pés pra fora’, exemplifica Francielle, que diz que as atividades de rotina, como tomar banho e escovar os dentes podem ser aproveitados para os momentos de diversão.

5 motivos para brincar com seu filho

  1. Esse momento promove memórias afetivas para você e para ele.
  2. A brincadeira é uma das formas de estabelecer vínculo.
  3. A criança muitas vezes só irá contar ou expressar algo enquanto está brincando com você.
  4. Por meio das brincadeiras, conhecemos seus gostos e interesses e também suas habilidades.
  5. Quando brincamos ensinamos o que é relacionamento.

“Brincar junto é se conectar com o coração da criança e isso é uma das coisas que ela mais deseja”, conclui a psicopedagoga Francielle Marim.  


LEIA TAMBÉM


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui