Por Cristina Moreno de Castro – O câncer não deveria ser um assunto evitado, um assunto-tabu, como ocorre ainda hoje. Graças ao medo de se falar — e até pensar — a respeito, muitas famílias demoram a diagnosticar a doença desde os primeiros sinais. E é o dianóstico precoce que garante maiores chances de cura. Neste mês, a Canguru abraçou a campanha do Setembro Dourado, pela maior conscientização a respeito do câncer infantojuvenil. Este foi o tema da nossa reportagem de capa da revista, que traz várias histórias emocionantes e dados importantes a respeito do câncer em crianças e adolescentes brasileiros. E agora, trazemos uma lista de filmes com classificação indicativa livre ou de 10 anos*, para quem quiser levar o debate e a reflexão sobre essa doença para dentro de casa. Os filmes abordam, de maneira sensível e delicada, o câncer em crianças e também em adultos — lembrando que em outubro (rosa) a campanha é para se falar mais sobre o câncer de mama e, em novembro (azul), sobre o câncer de próstata.
Confira nossa seleção, escolha seu favorito e bom filme!
Uma prova de amor (2009)
Duração: 1h49min
Classificação indicativa: LIVRE
Direção: Nick Cassavetes – EUA
Elenco: Cameron Diaz, Abigail Breslin, Alec Baldwin
Sinopse: Sara (Cameron Diaz) e Brian Fitzgerald (Jason Patric) são informados que Kate (Sofia Vassilieva), sua filha, tem leucemia e possui poucos anos de vida. O médico sugere aos pais que tentem um procedimento médico ortodoxo, gerando um filho de proveta que seja um doador compatível com Kate. Disposto a tudo para salvar a filha, eles aceitam a proposta. Assim nasce Anna (Abigail Breslin), que logo ao nascer doa sangue de seu cordão umbilical para a irmã. Anos depois, os médicos decidem fazer um transplante de medula de Anna para Kate. Ao atingir 11 anos, Anna precisa doar um rim para a irmã. Cansada dos procedimentos médicos aos quais é submetida, ela decide enfrentar os pais e lutar na justiça por emancipação médica, de forma a que tenha direito a decidir o que fazer com seu corpo. Para defendê-la ela contrata Campbell Alexander (Alec Baldwin), um advogado que cuidará de seus interesses.
Trailer:
Leia também: 20 filmes clássicos e inspiradores para assistir com toda a família
Cartas para Deus (2010)
Duração: 1h50min
Classificação: LIVRE
Direção: David Nixon, Patrick Doughtie – EUA
Elenco: Tanner Maguire, Jeffrey Johnson, Robyn Lively
Sinopse: Tyler Doherty (Tanner Maguire) é vítima de cancêr e trava uma batalha diária contra a doença que o consome. Amado por sua família e pelos amigos, o menino de apenas oito anos não se deixa abalar e escreve cartas diariamente endereçadas para Deus. O carteiro Brady (Jeffrey Johnson), vivendo problemas pessoais, não sabe o que fazer com elas num primeiro momento, mas a bravura do jovem autor acaba provocando grandes mudanças em suas vidas. Inspirado em uma história real.
Trailer:
Leia também: 26 filmes que abordam a relação entre pais e filhos
Jogo da Vida (2012)
(Achtste-groepers huilen niet)
Duração: 1h36min
Classificação: LIVRE
Direção: Dennis Bots – Holanda
Elenco: Hanna Obbeek, Nils Verkooijen, Fiona Livingston
Sinopse: Akkie é uma garota meio durona, craque do time de futebol da escola. A jovem ainda não percebeu que está atraída por um rapaz de sua turma, com quem vive tendo discussões. Ao ser diagnosticada com leucemia, ela vai lutar para superar a doença com a ajuda dos pais e dos amigos. Akkie também vai ter a chance de abrir seu coração de uma vez por todas.
Trailer:
Em Busca de um Milagre (2001)
Duração: 1h29min
Classificação: LIVRE
Direção: Mark Griffiths
Elenco: Kirk Cameron, Karin Konoval, Catherine Oxenberg
Sinopse: O diagnóstico de um tumor no cérebro muda a vida de Craig Shergold, um garoto de 8 anos que, apesar das previsões pessimistas dos médicos, ganha forças para realizar o sonho de conquistar um recorde: receber o maior número de cartões. Em meio a tantas preces, Craig encontra uma mensagem especial.
Trailer em inglês:
Uma Chance Para Viver (2008)
Duração: 2h5min
Classificação: LIVRE
Direção: Dan Ireland – EUA
Elenco: Harry Connick Jr., Tammy Blanchard, Amanda Bynes
Sinopse: Dr. Dennis Slamon está num momento especial em sua carreira. Ele ajudou a desenvolver uma droga experimental chamada Herceptin®, um possível tratamento revolucionário na luta contra o câncer de mama. No entanto, quando o financiamento para seu projeto é cortado, os filantropos Lilly Tartikoff e Ron Perelman ajudam o trabalho mais importante da vida do médico a tornar-se realidade. Com a ajuda de seus novos financiadores, Slamon continua a aperfeiçoar o tratamento, mas, apesar de sua nova droga ter a habilidade de garantir a vida, ela não funciona em todos os casos.
Uma Lição de Vida (2001)
(Wit)
Duração: 1h39min
Classificação: LIVRE
Direção: Mike Nichols
Elenco: Emma Thompson, Christopher Lloyd, Eileen Atkins
Sinopse: Vivian Bearing (Emma Thompson) é uma professora universitária que leciona poesia inglesa e sab, através de Kelekian (Christopher Lloyd), um oncologista famoso, que tem um câncer de ovário em estágio avançado. Assim ela terá de fazer um tratamento radical, que resultará em efeitos colaterais, mas não há outra opção, pois suas chances de cura são mínimas. Durante o tratamento Vivian analisa suas reações à doença, o tratamento e fatos marcantes da sua vida. Ela é burocraticamente assistida por Kelekian, que só se importa com o resultado sem levar em conta os efeitos que causam no paciente. Além dele há Jason Posner (Jonathan M. Woodward), um médico que foi aluno de Vivian, e Susie Monahan (Audra McDonald), a enfermeira-chefe e também a única pessoa no hospital que a trata com calor humano, calor este que ela nunca teve com seus alunos mas agora anseia intensamente.
Trailer: AQUI
Leia também: Cinco filmes sobre professores que você pode assistir na Netflix
Antes de Partir (2007)
Duração: 1h37min
Classificação: 10 ANOS
Direção: Rob Reiner
Elenco: Jack Nicholson, Morgan Freeman, Sean Hayes
Sinopse: Carter Chambers (Morgan Freeman) é um homem casado, que há 46 anos trabalha como mecânico. Submetido a um tratamento experimental para combater o câncer, ele se sente mal no trabalho e com isso é internado em um hospital. Logo passa a ter como companheiro de quarto Edward Cole (Jack Nicholson), um rico empresário que é dono do próprio hospital. Edward deseja ter um quarto só para si mas, como sempre pregou que em seus hospitais todo quarto precisa ter dois leitos para que seja viável financeiramente, não pode ter seu desejo atendido pois isto afetaria a imagem de seus negócios. Edward também está com câncer e, após ser operado, descobre que tem poucos meses de vida. O mesmo acontece com Carter, que decide escrever a “lista da bota”, algo que seu professor de filosofia na faculdade passou como trabalho muitas décadas atrás. A lista consiste em desejos que Carter deseja realizar antes de morrer. Ao tomar conhecimento dela Edward propõe que eles a realizem, o que faz com que ambos viagem pelo mundo para aproveitar seus últimos meses de vida.
Trailer:
Leia também: 14 curtas que nos ajudam a falar com os filhos de sentimentos e valores