80% das escolas privadas devem reabrir em São Paulo; na rede pública adesão será bem menor

Escolas da rede pública e privada, do ensino infantil ao médio, poderão voltar a receber os alunos a partir desta quarta (7) na capital paulista

601
Retorno às escolas na rede pública de São Paulo terá baixa adesão; imagem mostra quatro alunos sentados mexendo em pecas de jogo sobre mesas
Apesar da autorização, a adesão será baixa na rede pública. Das 4 mil escolas municipais, apenas uma deve reabrir.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com informações do Metro Jornal – Depois de quase 200 dias fechadas em razão da pandemia do novo coronavírus, as escolas da rede pública e privada, do ensino infantil ao médio, poderão voltar a receber os alunos a partir de hoje na capital, mas só para atividades extracurriculares.

O retorno às escolas não é obrigatório para as escolas nem para os estudantes, que podem decidir se voltam ou não. Os alunos que forem aos colégios poderão fazer tarefas de reforço escolar e participar de ações esportivas e culturais, mas não terão aulas regulares, que seguem sendo aplicadas só remotamente.

Apesar da autorização, a adesão será baixa na rede pública. Das 4 mil escolas municipais, apenas uma deve reabrir. Entre as estaduais, o retorno deverá ocorrer em cerca de 100 das 1,1 mil unidades. A participação poderá ser maior na rede privada. O Sieeesp (sindicato das particulares) estima que 80% dos 4,5 mil colégios reabrirão as portas a partir de hoje – mas, na prática, esse número poderá ser bem menor.

Leia também: Sociólogo alerta para os riscos de manter as crianças longe da escola

O Sieeesp diz que a rede particular está pronta para o retorno em meio à pandemia desde julho e reclama do longo tempo de paralisação. Na rede pública, estado e prefeitura disseram ter tomado todas as precauções e que a comunidade de cada unidade tem autonomia para decidir sobre o retorno às escolas.

Pesquisa DataFolha mostrou que pais não eram a favor da reabertura das escolas

Apesar do debate sobre a importância da volta da convivência entre os estudantes e dos impactos da permanência em casa para os pais que trabalham fora, a última pesquisa Datafolha mostrou que 75% dos entrevistados disseram que as escolas deveriam permanecer fechadas em São Paulo pelo menos até o fim do ano. Sindicatos dos professores também são contra.

Leia também: Crianças cansadas e pais estressados: como lidar com o ensino remoto prolongado?

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui