Pediatra fala sobre o novo remédio aprovado para combater a bronquiolite

A Anvisa aprovou uso do remédio Beyfortus (nirsevimabe) que previne infecções pelo vírus sincicial respiratório em crianças

110
Bebê faz inalação; remédio contra bronquiolite é aprovado pela Anvisa
Doenças causadas pelo vírus sincicial respiratório afetam principalmente os bebês
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A bronquiolite é uma preocupação constante para nós, pais, e a prevenção é a chave para garantir o bem-estar dos nossos pequenos. Recentemente, tivemos uma excelente notícia nesse sentido: a Anvisa aprovou o nirsevimabe, conhecido comercialmente como Beyfortus, medicamento indicado para a prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR). O remédio consiste em um anticorpo monoclonal de longa duração (cerca de 5 meses), que chegou para revolucionar a proteção contra a bronquiolite em bebês. Abaixo, saiba mais detalhes sobre o assunto.

O que é o Beyfortus?

É uma medicação que age reconhecendo e combatendo o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) no organismo. 

Quais as doenças associadas ao VSR?

Em casos graves, o VSR causa bronquiolite, doença que dificulta a chegada do oxigênio aos pulmões, e pneumonia, principalmente em bebês prematuros ou no primeiro ano de vida.

O Beyfortus é indicado para qual público-alvo?

O medicamento é recomendado em dose única intramuscular para todos os recém-nascidos e lactentes menores de 1 ano, nascidos ou entrando em sua primeira temporada de circulação do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que no Brasil ocorre geralmente entre maio e setembro. Também é indicado para crianças de até 24 meses, na sua segunda temporada de circulação do vírus VSR, que permaneçam vulneráveis a complicações graves, como doença pulmonar crônica, doença cardíaca congênita grave, fibrose cística, Síndrome de Down, entre outras condições. 

LEIA TAMBÉM:

O Beyfortus já está disponível no mercado?

Não. O medicamento ainda não está disponível para compra. Mas fique atento(a) às atualizações e consulte o pediatra sobre a possibilidade de proteger seu pequeno com essa inovação assim que estiver disponível no mercado.

Quais são os sintomas do Vírus Sincicial Respiratório?

Os sintomas são similares aos de um resfriado comum, incluem febre, tosse, espirros, coriza e mal-estar. Enquanto em adultos e crianças maiores saudáveis os sintomas desaparecem rapidamente, nos pequenos, principalmente abaixo de 2 anos, a infecção pode evoluir afetando brônquios, alvéolos e pulmões, tornando-se potencialmente fatal. 

Se você também preza pela saúde e felicidade dos seus filhos, converse com o pediatra sobre o Beyfortus/nirsevimab. Juntos, podemos criar um escudo de proteção para os nossos pequenos.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui