Confira dicas para as configurações de privacidade e segurança no Instagram e no Tik Tok

1378
Imagem ilustra matéria sobre configurações de segurança e privacidade no Instagram e no Tik Tok.
É importante que os pais acompanhem como as crianças estão usando celulares, tablets e computadores
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Para criar uma conta no Instagram, uma das redes sociais mais usadas, e no Tik Tok, que está fazendo muito sucesso com as crianças, o usuário deve informar ter mais de 13 anos – mas nem sempre é isso que acontece. Apesar de não ser recomendado, muitas crianças acessam redes sociais, com perfis próprios ou através dos perfis dos seus responsáveis. Os pais, inclusive, fornecem os meios para isso: segundo a pesquisa “Crianças Digitais”, 49% das crianças brasileiras usaram um dispositivo eletrônico pela primeira vez antes dos seis anos de idade e 72% delas ganharam o próprio smartphone ou tablet antes de completar 10 anos. O estudo também afirma que 56% das crianças brasileiras têm conta em alguma rede social, sendo que 42% delas acessam essas contas sozinhas ou com senhas próprias. 

É importante que os pais protejam os pequenos e acompanhem o que os filhos fazem na internet. Aplicativos de redes sociais, como o Instagram e o Tik Tok, costumam oferecer opções de privacidade e segurança que podem proteger os pequenos e deixar os pais mais tranquilos. A ESET, empresa de segurança da informação, elaborou dicas sobre como os pais podem configurar esses dois aplicativos. Uma dica importante, segundo a empresa, é alterar as senhas das redes sociais pelo menos duas vezes por ano. Confira abaixo as dicas para as configurações do Instagram e do Tik Tok: 

Leia também – Uma cidade do jeito que as crianças gostam 

Instagram

No seu perfil, basta clicar no botão que dos três risquinhos, que fica no canto superior direito da tela. Depois, é só clicar em “Configurações”, que é onde ficam as opções de privacidade e segurança, além de outras opções editáveis. Segundo a ESET, as mais relevantes são “Privacidade” e “Segurança”, mas é aconselhável verificar todas elas. 

“Privacidade” 

  • Comentários: é possível restringir comentários abusivos ou violentos. Para a ESET, é importante ativar esta opção, especialmente em contas de menores, para evitar o ciberbullying e o assédio digital. Também é possível bloquear os comentários de uma ou mais contas em particular e usar filtros de conteúdo que permitem ocultar automaticamente os comentários que contêm mensagens agressivas e violentas nas publicações. 
  • Tags: aqui, é possível escolher quem pode marcar o usuário – qualquer perfil, apenas aqueles que são seguidos ou ninguém. Você também pode revisar as postagens nas quais foi marcado e até excluir a tag ou ocultar a postagem para que não fique visível no perfil. 
  • Story: existe uma opção que permite ocultar os stories de determinados contatos, bem como a possibilidade de criar uma lista de “Melhores amigos” para compartilhar apenas determinado conteúdo com este grupo. “Muitas crianças e adolescentes usam essa configuração para ocultar o conteúdo de seus stories dos pais ou da família e, assim, compartilhar conteúdo sem supervisão. Com isso em mente, lembramos aos adultos a importância de conversar com os mais jovens sobre o uso de redes sociais e revisar conjuntamente suas configurações de privacidade e segurança”, diz Cecilia Pastorino, especialista em segurança da informação da ESET América Latina. 
  • Mensagens diretas: no Instagram, por padrão, qualquer pessoa pode enviar uma mensagem direta, mesmo que a conta seja privada. Na opção “Controles da mensagem”, você pode alterar essa configuração para que apenas os seguidores possam enviar mensagens e adicionar grupos. 
  • Restrição de conta: é usado para restringir que determinados usuários tenham acesso ao perfil ou possam entrar em contato com o usuário. As contas podem ser silenciadas (as postagens na página inicial e os stories não são mais vistos e a pessoa por trás da conta não saberá que foi silenciada), restritas (serve para proteger interações com uma determinada conta) ou bloqueadas (nesse caso, você não poderá ver nenhuma das informações da pessoa bloqueada).

“Segurança”

  • Atividade de login: indica em quais dispositivos e de onde sessões da conta foram abertas, fechar as que não são usadas e verificar se não há logins estranhos. Se isso acontecer, além de fechar a sessão, a ESET recomenda alterar a senha. 
  • Autenticação de dois fatores: para a ESET, é uma das configurações de segurança mais importantes e é recomendável ativá-la em qualquer rede social ou serviço de internet que a ofereça. Essa camada extra de segurança é a única maneira de impedir que uma conta seja roubada. 

Leia também – Educação infantil: orientações para a volta às aulas

Tik Tok

Dentro do perfil, pressione os três pontos localizados no canto superior direito e escolha o menu “Configurações e privacidade”.  

  • Gerenciar conta: são as diferentes maneiras de fazer login, usando uma senha, outras contas de mídia social ou usando o método do código de verificação. É recomendável configurar a conta usando um número de telefone e um e-mail que servirão como método de validação ao fazer login em um novo dispositivo.
  • Segurança: permite verificar os dispositivos onde a sessão foi iniciada e a atividade da conta nos últimos dias para detectar movimentos incomuns.
  • Privacidade e segurança: são fornecidas permissões e acesso ao conteúdo. É aconselhável configurar o perfil como “privado” para que apenas os seguidores que você aceitar possam ver o conteúdo.
  • Publicações: existem três opções de quem pode visualizá-los: seguidores, amigos (ou seja, eles se seguem) ou apenas o usuário. Restringir comentários, duetos e reações também são permitidos.
  • Sincronização familiar: é uma função de controle dos pais que facilita muito a vinculação do dispositivo de um menor ao de seus pais ou responsáveis. Depois que os dispositivos estiverem vinculados, a conta do administrador poderá configurar as opções de “gerenciamento de tempo da tela” e “modo restrito” na conta da criança, além de restringir as pesquisas e limitar quem pode escrever mensagens diretas pelo bate-papo.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui