Seu filho tem problema com horários? Saiba como ajudá-lo!

282
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Phitters – Gerenciar o tempo, estabelecer uma rotina, nem sempre é fácil, nem mesmo para os adultos, imagina para as crianças! Por isso, você pode começar desde cedo a ajudar seu filho com o gerenciamento do tempo, planejamento e organização das atividades, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento dessas habilidades.

Muitos pais adotam a estratégia do “cronograma de rotinas”, porque além de se organizarem, passam para os filhos a mensagem clara do que esperam deles. Entretanto, antes de estabelecer tais medidas, é essencial analisar algumas particularidades do seu filho, ou seja, ele pode precisar de um tempo diferente para determinadas tarefas, ou pode preferir uma ordem diferenciada para realização das mesmas.

Veja o vídeo, em que a especialista Bete P. Rodrigues responde a pergunta de uma mãe, sobre o que fazer quando o filho não consegue seguir horários.

Ensinar a gestão do tempo para a criança, não se limita em estabelecer horários para as atividades e esperar que as crianças os cumpram, mas desenvolver nos pequenos a capacidade de estimar quanto tempo tem e como usá-lo para completar uma tarefa. Por isso, incluir a criança no planejamento da rotina, vai estimulá-la a pensar: quanto tempo gasta para fazer determinada tarefa; o que tem para fazer ao longo do dia; qual a melhor sequência; o que atrapalha e o que ajuda!

 

Para funcionar, é importante que seja divertido, se você fizer um cronograma para grudar na parede, coloque imagens ou ímãs engraçados, faça desenhos junto com seu filho – tudo isso faz com que a criança sinta como se fosse dele e ele conseguiu, e não apenas algo sobre ele. Isso faz toda a diferença! No inicio pode ser difícil cumprir o cronograma, mas toda mudança de comportamento pode levar um tempo para se estabelecer. Por isso, tenha paciência e persistência.

 

Mas lembre-se! Criança precisa de tempo livre para brincar e para desenvolver a sua criatividade. Encher demais a criança com atividades pode ser prejudicial.

 

Informação e inspiração no seu e-mail

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui