Luccas Neto está com covid e não pode ver o filho recém-nascido; veja cuidados que pais devem ter

A situação de Luccas acende um alerta para outros pais com filhos recém nascidos

1516
Luccas Neto está com covid-19; veja cuidados que pais devemo tomar; imagem mostra youtubber Luccas Neto
Luccas Neto anunciou que está com coronavírus através das redes sociais | Foto: Reprodução do Instagram @luccasNeto
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

“O mundo da magia e da fantasia também tem seus dias ruins. Testei positivo para a Covid”, declarou o youtuber Luccas Neto três dias depois do nascimento do seu primogênito. Luccas é o criador da Luccas Toon, o maior canal infantil do YouTube brasileiro, com 32 milhões de inscritos e mais de 13 bilhões de visualizações acumuladas. Segundo a nota divulgada por sua assessoria, o youtuber está isolado em um quarto na casa da mãe e não apresenta sintomas. Em seu Instagram, Luccas publicou um vídeo lamentando o ocorrido e disse se sentir triste por não poder estar presente nos primeiros dias de vida de seu filho. Luke é filho de Luccas e Jéssica Diehl e nasceu no dia 13 de Novembro.

LEIA TAMBÉM: Pesquisa associa vacina BCG, dada em recém-nascidos, a menos mortes por coronavírus

Cuidados para não transmitir o vírus ao bebê

A situação de Luccas acende um alerta para outros pais que testaram positivo para o coronavírus e têm filhos recém-nascidos. O pediatra e neonatologista Nelson Douglas Ejzenbaum, de São Paulo, esclarece que, de fato, situações como essa exigem cautela dos pais para não transmitir a doença ao bebê. Segundo o médico, caso o pai tenha testado positivo para a doença, ele deve ficar isolado da criança e da família. O contato por meio de videochamadas é uma forma de amenizar a distância e conversar com o bebê, que certamente achará a voz do pai familiar, se a tiver ouvido durante toda a gestação.

Já no caso da mãe estar contaminada, a recomendação é de alojamento conjunto, mas sempre usando máscara e tomando os cuidados de contato. A orientação é também para não suspender a amamentação, pois o leite materno fornece todos os nutrientes de que um bebê precisa nos primeiros seis meses de vida, e isso ajuda a fortalecer o seu sistema de defesa.

Leia também: Conheça alimentos que fortalecem o sistema imunológico

A mãe deve lavar as mãos antes de amamentar a criança, lavar também as mamas e usar máscara facial para minimizar a exposição viral ao bebê. Caso ela utilize bomba de sucção, deve higienizar as mãos antes de manipular a bomba, assim como o objeto onde o leite será armazenado. Não.

Sobre as gestantes, a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) reforça que, até o momento, as evidências demonstram que o risco de contrair o Covid-19 não é maior nelas do que no restante da população e que o risco de transmissão vertical para o feto é mínimo ou inexistente.

Saiba mais sobre transmissão do coronavírus ao bebê.

LEIA TAMBÉM: Cartilha orienta crianças com doença rara sobre a Covid-19

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui