Livro também é brinquedo

1226
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Uma coisa bacana dessa quarentena é que, pais e filhos, estão descobrindo novas formas de partilhar o dia. Há tempo para assistir lives na internet, séries na TV, reunir a família nos quatro cantos do mundo num meeting, matando um pouco a saudade e, ainda, tempo para a leitura e para a brincadeira. Melhor ainda quando ler e brincar estão juntos. Por isso, nesta coluna, destaco livros que divertem durante a leitura e propõem algo mais: construir brincadeiras em casa, a partir de coisas simples e que estão ao alcance da mão. Afinal, livro também é brinquedo.


Leia também: Sobre avós, saudades e galinhas

Em FABRIQUETA DE IDEIAS, a autora Katia Canton reúne brincadeiras que publicou em suas colunas no Estadinho, suplemento infantil do jornal O Estado de São Paulo. O leitor vai se surpreender com tantas possibilidades criativas a partir de papel, tesoura, lápis e um tanto de imaginação. Mas nesse almanaque do brincar, a autora (que também ilustra o livro) propõe mais: a cada brinquedo, um link com vários campos da arte, ciência e história. Por exemplo, ao propor desenhar autorretratos, conhecemos um pouco sobre Rembrandt, artista plástico holandês; ou ao ensinar a fazer gravuras em isopor, aprendemos mais sobre essa arte.

Já Adelsin nos apresenta 36 brinquedos em seu livro BARANGANDÃO ARCO-ÍRIS. Recolhidos dos saberes de crianças em cidades mineiras e baianas, tais divertimentos pertencem a uma memória afetiva de quem viveu num tempo em que ter um brinquedo “de loja” era um luxo. Feitos com “quase nada”, o autor nos ensina, a partir das suas ilustrações, o passo a passo para construirmos os brinquedos e, com criatividade e imaginação, transformarmos nossa casa num imenso quintal. Há o chapéu de papel, o corrupio de tampinha, a galinha choca de lata, o helicóptero de caixinha e, claro, o festivo barangandão que dá título ao livro, meu favorito.

Leia também: 5 livros para crianças de 4 a 6 anos

Ficha técnica dos livros:

FABRIQUETA DE IDEIAS. Texto e ilustrações de Katia Canton. 160 páginas. Editora Companhia das Letrinhas, 2013. Sobre a autora – Katia Canton, paulista, é escritora, jornalista, artista visual e professora, com mais de 50 obras publicadas.

BARANGANDÃO ARCO-ÍRIS. Texto e ilustrações de Adelsin. 96 páginas. Editora Peirópolis, 2008.

Sobre o autor – Adelsin, mineiro, artista plástico, brincante, é um dos 12 Mestres integrantes do Mapa do Brincar, iniciativa do jornal Folha de São Paulo.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui