5 livros para crianças de 4 a 6 anos

1523
Os livros para crianças são uma boa oportunidade de abordar temas como os sentimentos e o respeito às diferenças
Ler para o seu filho pode ser um momento de diversão e de boas conversas.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É fascinante observar como algumas histórias prendem a atenção das crianças, seja pelo enredo, seja pelas ilustrações, ou por ambos os aspectos. Selecionamos cinco livros, indicados principalmente para crianças de 4 a 6 anos, que ao serem lidos por um adulto podem divertir e render boas conversas com os pequenos. A ideia é ajudá-los a se entender melhor e compreender o mundo a sua volta. São contos que falam dos sentimentos, do respeito às diferenças e da necessidade de fazer escolhas, entre outras questões. Boa leitura!

LIVROS PARA CRIANÇAS QUE PODEM DIVERTIR E ENSINAR

Maria vai com as outras

Silvia Orthof – Editora Ática – 2008
Maria era uma ovelha que ia sempre atrás das outras. Se elas fossem para baixo, Maria ia. Se fossem para cima, Maria ia também. Até que ela começou a se questionar por que tinha de fazer sempre o que os outros faziam. O livro estimula as crianças a refletir sobre sua identidade, opinião e comportamentos, levando-as a pensar que suas vontades têm de ser respeitadas.

Quando sinto raiva 
James Misse – Editora Pé da Letras – 2018
Parte de uma coleção que além da raiva, aborda o medo, a tristeza e a felicidade, a coleção ajuda os pequenos a identificar seus sentimentos e expressar suas emoções. Assim, deixa claro que todos estamos sujeitos a dias bons e ruins, e que compartilhar isso com os amigos ou a família é importante para se entender melhor e fazer com que os outros nos entendam.

Bom dia, todas as cores! 
Ruth Rocha – Editora Salamandra – 2013
Um camaleão muito simpático, mudava de cor como quem troca de roupa. Se encontrava o sabiá-laranjeira, ficava dourado. Ao ver o louva-a-deus, assumia tons verdes. E fazia isso para agradar os outros. Mas os outros eram muito diferentes… Por meio da história, as crianças podem perceber a importância de respeitarmos nossos desejos e vontades.

O Dia em que Marília me Ensinou a Ver
Priscila Pereira Boy – Editora Vereda – 2018
A chegada à escola de Dandara, uma menina cega, e seu cão-guia, Lorenzo, causa estranheza aos amigos da sala. Aos poucos, porém, alguns colegas se aproximam de Dandara e aprendem com ela que existem diferentes maneiras de ‘enxergar’ e perceber as coisas.

O Leão Humilde
Pereira Lima – Editora Escrita Fina – 2019
Leões são ferozes e correm em bando pela floresta, levando pavor aos outros bichos, com suas caçadas que fazem a terra tremer. Um deles, porém, não vê muita graça em ser o rei da selva e matar animais inocentes. Ao expor suas ideias, acaba sendo expulso do grupo e aí começa uma nova aventura. O conto trabalha questões como a necessidade de fazermos escolhas e o fato de vivermos em grupos, cada um com suas singularidades.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui