Artigos
Fios, linhas e rabiscos inspiram livros de literatura infantil
O rabisco, ou garatuja, é um elemento importante no modo como as crianças apreendem os atos de escrever e desenhar. Fios, linhas, traços e pontos são pratos cheios para escritores e ilustradores que se dedicam à literatura infantil. Livros que exploram tais elementos vão desde o já clássico “A parte que falta”, de Shel Silverstein, até “Fios e nós”, de Tânia Martinelli, além de duas obras chamadas “Fio”, de Marilda Castanha e de Ana Terra, e “Os rabiscos do mundo”, de Ricardo Benevides e Guto Lins. Na coluna de hoje, vou destacar dois livros recentes, lançados ambos em 2021.
Em O PONTO E A LINHA TÊM OUTROS PLANOS, o casal Blandina Franco e José Carlos Lollo (célebres pela série do cachorrinho Pum) criam uma curiosa brincadeira em torno dos vários pontos que povoam nosso cotidiano: o ponto de ônibus, o ponto cardeal, o ponto cego… Aproveitando a noção geométrica de um plano que contém infinitos pontos, a dupla traz pro jogo, também, o duplo sentido da palavra plano. Afinal de contas: se um plano tem tantos pontos, um ponto também pode ter seus próprios planos!
LEIA TAMBÉM:
- Dois livros sobre humor e imaginação em quadrinhos
- Livros para conhecer figuras negras marcantes da nossa história
- Dois contos contemporâneos que servem de metáfora para a vida real
Já o escritor Tino Freitas se aventura também na criação visual da história de um risco, um rabisco, um garrancho, uma garatuja bastante esperta, ou melhor, ARISCA. De modo metalinguístico, o livro é uma reflexão do próprio narrador sobre a criação de seu rabisco, e tudo o que ele pode significar. Será que Arisca é bonita? Será que é única? Ela deve ter alguma cor específica? Só mesmo lendo para descobrir todos os rolos e nós nos quais a personagem se envolve.
Ficha Técnica:
O ponto e a linha têm outros planos. Texto de Blandina Franco, ilustrações de José Carlos Lollo. Editora Leiturinha, 2021.
Arisca. Texto e imagens de Tino Freitas. Editora Krauss, 2021.
Sobre os autores:
Blandina Franco, paulista, é escritora com dezenas de livros publicados.
José Carlos Lollo, paulista, é ilustrador e publicitário.
Tino Freitas, cearense radicado em Brasília, é escritor, músico e promotor de leitura.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Férias sem telas: 4 ideias simples para crianças se divertirem de verdade
O recesso escolar é um momento desafiador para os pais que continuam trabalhando. Apelar para as telas se torna uma...
Seu filho vai entrar em recesso da terapia? 5 dicas para atravessar essa pausa sem drama, sem culpa e com afeto
A pausa na terapia pode gerar insegurança nas crianças – e nos adultos também! Porém, quando o período é conduzido...
Dá pra começar o ano com uma casa renovada — e sem gastar muito
Arquiteta ensina como transformar ambientes com itens econômicos e versáteis — e explica por que renovar a casa também renova...
Férias, sono virado e adolescentes: até onde é normal?
Entender o ritmo do corpo do seu filho e apostar em acordos pode minimizar o estresse nas férias






