Artigos
Festas de fim de ano: aproveite para incentivar hábitos saudáveis nas crianças
O cuidado com a alimentação das crianças desde a introdução alimentar até a fase escolar impacta na melhoria da qualidade de vida delas a longo prazo. Durante as festas de fim de ano e férias do ano letivo, especialistas recomendam manter hábitos saudáveis.
“Participar do preparo de uma refeição ou decoração de um alimento durante as festas de fim de ano favorece a construção de memórias afetivas, sendo uma excelente oportunidade de aprendizado para as crianças, ao mesmo tempo em que ajudam no processo de desenvolvimento e construção de sua identidade pessoal”, destaca a nutricionista clínica Victória Randoli, especialista em nutrição pediátrica, do Hospital e Maternidade Sepaco, em São Paulo.
Na temporada festiva, dá para explorar a imaginação da criança na cozinha e incentivá-la a usar a criatividade para tornar os preparos mais lúdicos, criando desenhos divertidos nos mais diversos pratos.
As crianças podem ajudar a separar os alimentos, medir as quantidades, organizar a mesa e mesmo colaborar no preparo de alguma sobremesa.
E quanto maior o uso de alimentos saudáveis, melhor o exemplo para os pequenos. Lembrando que a orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria e o Ministério da Saúde é para que não haja consumo de açúcares nos primeiros dois anos de vida. E acima dessa idade, o consumo deve ser limitado.
“Essa limitação, para as crianças maiores de dois anos, é um incentivo a inseri-las nas preparações mais simples de alimentos in natura ou minimamente processados”, indica a nutricionista.
No intuito de auxiliar nesse processo, Victoria sugere uma receita de biscoito saudável e agradável ao paladar infantil, que pode fazer sucesso nas festas de fim de ano. Confira abaixo.
LEIA TAMBÉM:
Biscoitinho para o Ano Novo

Ingredientes:
* 1/2 xícara de amêndoas cruas
* 1 xícara de tâmara sem caroço
* 1/4 xícara de óleo de coco
* 1/3 xícara de leite (ou bebida vegetal)
* 2 e 1/4 de xícara de farinha de aveia
* 1 colher de sopa de canela
* 2 colheres de chá de gengibre em pó
* 1 colher de chá de fermento químico
Como preparar:
1. Pré-aqueça o forno a 180°.
2. Em um liquidificador ou processador de alimentos, triture as amêndoas e misture à farinha de aveia.
3. Se usar a tâmara mais seca, deixe de molho em água quente por pelo menos 15 minutos antes de usar. Bata no processador ou liquidificador somente as tâmaras, sem água e sem o caroço, até ficar uma pasta.
4. Acrescente o óleo de coco e leite e bata bem.
5. Misture a farinha de aveia, as amêndoas e as especiarias em uma tigela. Adicione o creme com pasta de tâmara e misture a massa.
6. Acrescente o fermento e com as mãos, mexa bem até formar uma bola de massa.
7. Com a ajuda de 2 folhas de saquinho plástico, divida a massa, coloque um saquinho em baixo, outro em cima e com um rolo de macarrão ou garrafa de vidro, abra a massa até que fique com cerca de 0,5 cm.
8. Com um cortador de biscoitos, corte a massa e coloque em uma forma sobre um papel vegetal ou tapete de silicone de forno.
9. Leve para assar por cerca de 15 minutos. Repita com toda a massa e depois de assados, deixe esfriar antes de armazenar.
* Rendimento: Cerca de 100 biscoitos pequenos.
* Dica: Use cortadores decorados que os biscoitos já saem prontinhos, não precisa de glacê.
* Armazenamento e validade: Essa receita pode ser armazenada por 2 semanas em pote hermético (bem vedado).
* Indicação: A partir de 1 ano (pela textura)
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...









