Educação Infantil é essencial para o aprendizado da criança

910
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

É na primeira infância, de 0 a 6 anos de idade, que as crianças adquirem capacidades de aprendizado, sociabilidade e afetividade que serão levadas para toda a vida. Não por acaso, quanto mais avança na neurociência, mais se evidencia o papel fundamental da chamada educação infantil. Ainda em desenvolvimento, o cérebro das crianças tem altíssima capacidade de absorção e resposta aos estímulos, o que torna o aprendizado extremamente duradouro.

Estudos científicos comprovam que o investimento na educação infantil gera retorno social muito maior do que em outras etapas, como o ensino médio ou superior.  Economista americano, James Heckman concluiu que o aumento do retorno de investimentos educacionais para a sociedade é maior à medida que os governos alocam mais recursos para o ensino infantil (creches e pré-escolas). Traduzidas na “Curva de Heckman”, suas pesquisas mostraram que cada dólar investindo na educação infantil garantem 7 dólares de retorno social.

Muito além da recreação

“Educação infantil vai muito além da recreação”, diz a educadora Sandra Regina Carulli. “É preciso oferecer a ela atividades e vivências capazes de colaborar para seu desenvolvimento.” Coordenadora-geral da Educação Infantil da rede de ensino Objetivo, Sandra lista cinco questões sobre a educação infantil que os pais deveriam compreender:

• O que é esperado em cada faixa etária no que diz respeito

ao desenvolvimento físico, psicológico e intelectual.

• A interação com outras crianças e adultos para o desenvolvimento.

• A importância da participação da família.

• O movimento e as brincadeiras como forma de expressão.

• O estímulo ao processo de autonomia da criança.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui