Dinheiro, meio ambiente e consumo: temas impactam no presente e no futuro das crianças

É preciso ensinar os filhos a ter uma relação saudável com o dinheiro e a fazer escolhas de consumo consciente, contribuindo assim para a sustentabilidade do planeta

300
Três crianças reciclam lixo em área verde
Nossos hábitos de consumo estão relacionados à deterioração do planeta
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Relatório divulgado pela ONU mostrou que o limiar do aquecimento solar após a era pré-industrial será atingido em 2030, dez anos antes do que tinha sido projetado. E segundo os dados apresentados, a culpa é nossa, de toda a humanidade. As condições dessas mudanças já são sentidas. Chuvas e inundações em regiões que nunca tinham experimentado esse fenômeno. Calor extremo em regiões de clima temperado. Ondas de frio em regiões tropicais.

E o que tudo isso tem a ver conosco? A nossa vida está sendo impactada. A produção agrícola é afetada por todas as mudanças e o preço dos alimentos já é maior comparado com outras épocas, já fazendo o desconto da inflação do período. Mas mais ainda que no presente, estamos impactando o futuro de nossos filhos e netos. E isso nunca foi tão claro!

Nossos hábitos de consumo têm muita ligação com a deterioração do planeta. Em uma sociedade que incentiva o consumo a todo o momento, não paramos para analisar como tudo isso pode impactar na sustentabilidade do planeta. Para produzir todos os produtos que são consumidos, é necessário explorar cada vez mais os recursos do planeta. É preciso produzir cada vez mais energia. Sem falar no lixo gerado. 

LEIA TAMBÉM:

Há algum tempo, nosso bairro é servido por coleta seletiva de lixo. E toda quarta-feira fico impressionado com a quantidade de lixo reciclável que geramos – somos quatro pessoas em casa. Ainda bem que o lixo será destinado a programas de reciclagem. Imaginem o total de lixo produzido pelas milhões de pessoas que são descartados por aí. Não são direcionados à reciclagem.

Estamos tentando mudar alguns hábitos. E nossos filhos estão embarcando conosco. Diminuímos bastante a compra de roupas aqui em casa. A pandemia ajudou bastante a enxergar que tenho mais roupa do que preciso. A indústria da moda ainda é uma grande poluidora. A Duda foi uma criança que tinha o armário cheio de roupas. Hoje, o armário parece vazio. E ela não reclama.

Essa nova geração me parece ter uma visão ambiental diferente. Muito graças ao fato da sustentabilidade ser um tema cada vez mais presente nas escolas. Há alguns meses, a Duda usou a sua mesada para adquirir uma escova de dente ecologicamente correta. Feita de bambu, que não irá poluir o planeta quando for descartada. Além disso, ela pesquisou e comprou um shampoo e condicionador de uma empresa que não faz nenhum teste em animal. Se depender dela e de seus colegas, o planeta será mais bem cuidado. Mas temos de parar de destruí-lo, pois senão não haverá mais o que ser cuidado!

Livro incentiva ações mais sustentáveis

Para ajudar nessa importante reflexão e nas mudanças necessárias, no início do ano, publiquei em parceria com o ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade) o livro “Duda e João Pedro em uma aventura sustentável”. A obra trata de temas ligados à educação financeira e ambiental, que têm um grande impacto no presente e no futuro de nossas crianças. No presente, incentivam as famílias a terem uma relação mais saudável com o dinheiro. No futuro, ajudarão as crianças no caminho que elas irão escolher. E o que é mais importante: sem se esquecer da busca e do respeito pela sustentabilidade do planeta.

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui