Podcast “Contos da Capivara” incentiva crianças a ter uma vida mais sustentável

Programa infantil em áudio apresenta contos escritos por autores infantis brasileiros que falam de questões do meio ambiente de forma lúdica e divertida

1325
Desenho de uma família de 4 capivaras e texto
Novo podcast "Contos da capivara" sobre ecologia e sustentabilidade produzido pela ONG Verdes Marias. Créditos: Verdes Marias/Reprodução
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Faz parte do trabalho das escolas propor reflexões sobre questões urgentes do planeta, como as mudanças climáticas, a importância da reciclagem e o cuidado com a água. Mas, além do ambiente escolar, falar sobre o assunto em outros meios é também uma forma de conscientizar e inspirar mudanças de hábitos nas crianças desde cedo. Nesse sentido, o podcast Contos da Capivara, idealizado pela ONG Verdes Marias traz dicas de como as famílias podem levar uma vida mais sustentável. 

Mariana Moraes, uma das idealizadoras do podcast, conta que a ideia surgiu após observar que havia poucos produtos nesse formato em áudio que tratassem o tema de forma lúdica para as crianças. “Eu comecei a buscar podcasts para as crianças nas plataformas. Tinham alguns muitos legais de histórias já contadas, como Chapéuzinho vermelho. Mas não de histórias que falam da relação que as crianças devem ter com o planeta, o consumo do lixo, por exemplo”, afirma Moraes.

O programa é “apresentado” pela capivara Clara, que, em cada um dos oito episódios introduz um conto diferente escrito por um dos autores convidados. No primeiro episódio, Bricabraque, a temática é a reciclagem e redução de consumo desnecessário para não produzir lixo, por exemplo. Ainda, há histórias sobre uma loja fantástica de sucata, uma cientista que vira árvore e uma menina que se sente parte da natureza.

O programa está disponível no Spotify e já teve seus episódios publicados desde o fim de abril e inicio de maio deste ano, mas terá outros disponíveis até junho. Os episódios contam com parcerias e apoios do Greenpeace, Menos1Lixo (responsável pelo apoio institucional) e Instituto Ipê. Ao todo, o projeto conta com 8 episódios com histórias inéditas de autoria de escritores brasileiros da literatura infantil. Claudia Vasconcelllos, Kiusam de Oliveira, Edson Natale, Julia Medeiros, Marcelo Maluf, Thata Alves, Ciro Campos e Caru Ricardo (cantora responsável pelo projeto Planeta Oca) são os autores de cada um dos contos apresentados.

O poder da imaginação no podcast e menos tempo nas telas

Carú Ricardo, uma das cantoras convidadas, comenta que os podcasts são uma excelente ferramenta de estímulo à imaginação das crianças e com um alto efeito de propagação. “O podcast é um formato incrível para trazer histórias para as crianças. Tudo fica organizado em capítulos e fica fácil de encontrar pelas plataformas digitais. O que mais impressiona é o poder de alcance”, comenta.

Além disso, a cantora defende que os podcasts apresentam uma vantagem que é o estímulo à imaginação e ao conteúdo de qualidade sem aumentar o tempo de exposição à tela, o que beneficia as crianças e ao mesmo tempo mantém a sua familiaridade com o virtual. “O próprio formato digital já cria um ambiente mais convidativo para as crianças. Entendemos que assim vamos mais ao mundo delas como é hoje. E por ser um conteúdo em áudio, conseguimos nutrir a imaginação. Assim elas se apoiam menos nas imagens na tela do celular e experimentam um conteúdo de fantasia apenas pelo som”, afirma a cantora.


LEIA MAIS:

Palavra Cantada lança música em homenagem à Amazônia

Palavra Cantada estreia contação de histórias em podcast para o público infantil


DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui