15 podcasts para pais e filhos se divertirem sem sair de casa

Confira uma lista de programas que falam sobre infância, maternidade, educação e contação de histórias

1505
Confira uma lista de programas que falam sobre infância, maternidade, educação e ainda contam histórias; mãe e filho estão com fone de ouvido e olham para tela de notebook
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Durante a quarentena diversos pais têm se virado como podem para conseguirem entreter as crianças dentro de casa: jogos, brincadeiras, televisão, videogame… A lista é grande! Mas, além das atividades habituais, existem outros meios de exercitar a imaginação dos pequenos: os podcasts! São programas radiofônicos que podem ser ouvidos pelo celular ou pelo computador a qualquer hora! Além da diversão para as crianças, muitos programas também falam sobre relações parentais, como educar os filhos e angustias da maternidade. Por isso, a Canguru News separou 15 podcasts para pais e filhos conhecerem e se divertirem muito!

1- Escola da Mãe Moderna

Elaborado por Bárbara Catarina, que é psicóloga infantil e familiar, e por Tatiana Tosi, relações públicas e coach, o podcast tem como objetivo trazer visões diferentes sobre a maternidade na era digital. Contemplando os medos, angústias, frustrações e culpas que costumam acompanhar as mães.

2- Paizinho, Vírgula!

O programa foi criado por Thiago Queiroz, pai de três crianças que busca entender e discutir temas relevantes para a paternidade, como disciplina positiva, criação com afeto e responsabilidade. Além do podcast, os conteúdos criados por Thiago também estão disponíveis no site e no canal do YouTube Paizinho, Vírgula! 

3- GNH Podcast

O Gerando Novas Histórias Podcast foi criado pela psicóloga e facilitadora de aleitamento materno, Daiana Almeida. Por meio de conversas, ela fala sobre a maternidade baseada em fatos reais, tudo com muito bom-humor, sensibilidade e informação!

4- Imagina Só

Por meio da contação de histórias incríveis, esse pode ser um bom exemplo dos podcasts para pais e filhos, pois consegue estimular a criatividade e a imaginação da criançada e dos adultos! O programa conta com uma produção de primeira, o que garante muita qualidade para as histórias!

5- Balaio de Pais

O engenheiro de sistemas, Leandro Gonçalves, reúne vários pais para uma roda de conversa para compartilhar e refletir sobre os desafios, acertos e erros da paternidade.

6- E se… podcast

Diferentes dos demais programas, esse é um podcast feito por crianças! Movidos por muita curiosidade e uma lista infinita de perguntas, os pequenos Luiza e Bruno contam histórias divertidas toda a semana!

7- Afropai

Leandro Ferreira fala sobre a paternidade negra, relatando de maneira divertida e emocionante suas experiências, angústias e medos sobre a vivência paterna. Trata-se de um ótimo podcast para romper barreiras e dar voz a temas importantes!

8- Entre Fraldas

Toda a semana, Marcelo Cafiero e Rodrigo Cornélio recebem especialistas para discutir inúmeros temas relacionados à criação dos filhos. Por meio de quadros especiais, os dois podcasters opinam sobre notícias atuais, dão indicações de atividades e produtos culturais, entrevistam artistas que produzem conteúdo para o público infantil e fazem a releitura de histórias clássicas de princesas para versões que gostaríamos de contar para nossas filhas. 

LEIA TAMBÉM: Podcast para crianças traz histórias clássicas da literatura infantil

9- Conta pra mim?

Thiago Queiroz e Fafá Conta interpretam diversas histórias lindas para os pequenos. Com músicas e efeitos sonoros, eles conseguem transportar os ouvintes – crianças e adultos – para os mais diversos lugares!

10- Histórias de ninar para garotas rebeldes

Outro dos podcasts para pais e filhos é o Histórias de ninar para garotas rebeldes. Inspirado em um best-seller escrito por Elena Favilli e Francesca Cavallo, o podcast narra histórias fascinantes de mulheres reais, como Frida Kahlo, Harriet Tubman e Ada Lovelace. Cada episódio conta uma biografia diferente, além de também trazer uma nova narradora.

11- Maternitretas

Tratando de assuntos sérios como abandono parental, julgamento e a importância do livre brincar, o podcast tem como propósito discutir outras visões de mundo sobre a maternidade, dando lugar de fala para diversos tipos de mães. 

12- Podventura

O publicitário Fernando Rodrigues criou um programa com histórias eletrizantes para as crianças (mas que podem muito bem ser ouvidas por adultos). A primeira história conta com 13 episódios e se chama Três Irmãos em Perigo num Mundo Cruel.

13- Coisa de Criança

Thiago e Anne explicam diversas dúvidas inusitadas que só poderiam ter saído de crianças curiosas: Como as cobras sobem em árvores? Por que os cachorros enterram as coisas? Como os peixes respiram debaixo d’água?

14- Tricô de Pais

Trata-se de um podcast que discute assuntos como paternidade, masculinidade e criação dos filhos. Thiago Queiroz, Victor Ourives e Thiago Bertol conversam sobre profissões, humanização, sexualidade e tanto outros temas relevantes! Tudo com bom humor, empatia e informação de qualidade.

15- Papo de Criança

Cláudia Mascarenhas recebe parceiros e crianças de todo o Brasil para falar de assuntos inerentes a infância de forma leve, delicada e com muita seriedade! Pais, mães, cuidadores e professores são convidados a conhecerem uma nova visão de mundo sobre uma fase tão importante da vida: a infância!

LEIA TAMBÉM: Podcast ‘Calcinha Larga’: primeira temporada é sobre a realidade de ser mãe

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui