Chico Bento ensina as crianças sobre alimentos e cuidados com o planeta

Cartilha feita em parceria da WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções valoriza a agricultura nacional e o trabalho no campo

2535
Nova cartilha da Turma da Mônica visa conscientizar sobre alimentação e consumo sustentável; personagem Chico Bento ao lado do logo da WWF
A cartilha é uma colaboração entre Mauricio de Sousa Produções e World Wide Fund Brasil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quem melhor que o Chico Bento para falar com as crianças sobre a importância da alimentação saudável, a origem dos alimentos e os cuidados com o meio ambiente? O personagem da Turma da Mônica que vive na roça, adora pescar e gosta de roubar goiabas do “Nhô Lau” é o destaque principal da cartilha “Alimentação: Como fazer boas escolhas para você e para o planeta”.

Fruto de uma parceria entre a organização não-governamental WWF-Brasil (World Wide Fund For Nature Brasil) e a Mauricio de Sousa Produções (MSP), o guia ilustrado pelo cartunista Mauricio de Sousa busca destacar a agricultura familiar, o trabalho dos agricultores e os produtos que vêm da terra. Traz ainda curiosidades sobre o campo, o caminho da comida até a mesa, vantagens dos alimentos frescos, dicas para encontrar um agricultor próximo e um calendário para acompanhar o que há de mais fresquinho em cada mês. (link para baixar a cartilha está disponível no final do texto).


Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas



Leia também: Edu, novo amigo da Turma da Mônica, mostra desafios de ter uma doença rara


“Reconhecer a importância da terra precisa começar cedo. Mas, mais que apresentar a diversidade de frutas, legumes e verduras para as crianças, é preciso estar atento à forma como são produzidos e consumidos. E os pais e educadores têm papel fundamental neste processo, ensinando aos pequenos o valor do que vem da terra e a importância de preservar e não desperdiçar. Por meio de ações simples, as crianças de hoje podem desenvolver hábitos alimentares mais saudáveis e que também contribuem para preservar o planeta”, diz Gabriela Yamaguchi, diretora de Sociedade Engajada do WWF-Brasil.

Segundo Mônica Sousa, diretora-executiva da MSP, é fundamental destacar e valorizar os produtos e seus respectivos produtores. “É por meio de conteúdos como este que conseguimos passar a importância da agricultura e da alimentação balanceada de forma lúdica e didática. Desta maneira, conseguimos reconhecer as vantagens dos alimentos frescos e destacar os produtos que são a base da cadeia produtiva de alimentos no Brasil”, aponta.

A cartilha na íntegra está disponível em: turmadamonica.uol.com.br/wwfbrasil/downloads/cartilha_wwf_alimentacao.pdf

Abaixo, assista ao vídeo de divulgação da parceria entre a WWF-Brasil e a Mauricio de Sousa Produções.


Leia também: Turma da Mônica: Magali protagoniza cartilha sobre cuidados com alimentos em tempos de coronavírus


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

1 COMENTÁRIO

  1. Diziam os mais velhos:
    .”É de pequenino que se entorta o pepino” (na educação e comportamento)
    eu, sugiro”
    .”é desde pequenino que se ensina a comer, e resolver seus pepinos”

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui