Cuidado materno passa a ser reconhecido como trabalho para aposentadoria na Argentina

A nova lei irá garantir o direito à aposentadoria para mais de 155 mil mulheres que não completaram os 30 anos de atuação no mercado de trabalho

371
Cuidado materno passa a ser reconhecido como trabalho na Argentina.
A Administração Nacional de Seguridade Social (ANES) anunciou oficialmente que o cuidado materno vai passar a ser reconhecido como trabalho.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Um grande passo para enfrentar as desigualdades estruturais enfrentadas por mulheres foi tomado pela Argentina. A Administração Nacional de Seguridade Social (ANES), órgão responsável por assegurar que a população seja beneficiada pelas políticas públicas, anunciou oficialmente que o cuidado materno vai passar a ser reconhecido como trabalho. Essa nova lei irá garantir o direito à aposentadoria para mais de 155 mil mulheres, que possuem mais de 60 anos e que não completaram os 30 anos necessários de atuação no mercado de trabalho para receber o benefício.

Na Argentina cerca de 44% das mulheres que estão dentro da faixa etária para receber a aposentadoria não tinham acesso ao benefício, por não cumprirem os 30 anos de contribuição, seja por demissão após a licença maternidade ou dificuldade de reinserção na sua área de trabalho, justamente por ser mãe e mulher. 

Segundo o jornal La Nación, a iniciativa de tornar o cuidado materno um trabalho contempla dois anos de aporte para crianças adotivas e com deficiências. Além disso, prevê o direito de mulheres com carteira assinada, que recorram à licença maternidade, a incorporar o período de afastamento como tempo de serviço. 

Meses após legalizar o aborto no país, não se tem registro de nenhum óbito de mulheres devido ao procedimento. Ainda assim, os argentinos vêm adotando uma série de medidas para tentar reparar a desigualdade de gênero. Entre elas, o Plano Mil Vidas que garante auxílio financeiro mensal para mulheres grávidas desempregadas ou com renda menor que um salário mínimo.


Leia também: Quebrando o tabu: como e quando falar sobre sexo com o seu filho


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui