Artigos
Instituto Alana realiza evento online sobre relação da criança com o mundo digital
O Instituto Alana, com o apoio do NIC.br e do portal Lunetas, realiza o evento “Ser Criança no Mundo Digital – Série de Conversas Online”. A série abordará a relação da criança com o mundo digital, seus benefícios e seus perigos. Serão seis conversas que trarão para a pauta temas relacionados ao uso da tecnologia por crianças e adolescentes, abordando também o papel da família, das escolas, do Estado e das empresas e plataformas de tecnologia em relação a esse tema.
A estreia da série de conversas será no dia 26 de junho às 17h. Os encontros seguintes ocorrem nos dias 03, 17 e 24 de julho e 07 e 14 de agosto. Cada mesa contará com a participação de especialistas de inúmeras áreas. A transmissão será realizada através deste link, no qual também já é possível realizar as inscrições. As conversas terão recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e legenda em tempo real. Veja a programação completa abaixo.
Leia também – Podcast para crianças traz histórias clássicas da literatura infantil
26 de junho, às 17h – “Crianças no mundo digital: oportunidades e desafios”
A conversa apresentará um panorama geral do tema e os impactos da relação da criança com as tecnologias digitais em seu desenvolvimento integral. Com: Vera Iaconelli, doutora em Psicologia pela USP; Rodrigo Nejm, diretor de educação da Safernet. Mediação de Carolina Pasquali, jornalista e diretora executiva do Instituto Alana.
3 de julho, às 17h – “O papel das famílias na relação da criança com o mundo digital”
O bate-papo abordará os caminhos que as famílias podem seguir para construir uma relação saudável, criativa e segura das crianças com a internet. Com: Karina Menezes, pedagoga, presidente do Raul Hacker Club de Salvador Bahia e idealizadora do Projeto Crianças Hackers; Roberta Ferec, escritora, palestrante e empreendedora, autora do livro “Tela com cautela”. Mediação de Maria Isabel de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza, do Instituto Alana.
Leia também – Pediatras alertam para a prática de atividades físicas no pós-pandemia
17 de julho, às 17h – “A participação das crianças no mundo digital”
O diálogo abordará os modos de ser, conviver e participar deste ambiente e a importância de estimular a cidadania digital. Com: Inês Vitorino, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas; Ariane Cor, cofundadora do Minas Programam. Mediação de Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação do Instituto Alana.
24 de julho, às 17h – “Tecnologia como oportunidade de educação para todos”
Os convidados conversam sobre a tecnologia na eliminação de barreiras sociais e os diversos caminhos de aprendizagem. Com: Rita Bersch, mestre em Design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; Odara Delé, professora da rede estadual de ensino de São Paulo e criadora do projeto e aplicativo Alfabantu. Mediação de Raquel Franzim, coordenadora da área de Educação do Instituto Alana.
Leia também – Festas de aniversário na pandemia
7 de agosto, às 17h – “Como garantir os direitos das crianças no mundo digital?”
Será abordada a responsabilidade do desenvolvimento de produtos e serviços que assegurem uma experiência digital ética, segura e criativa para toda criança. Com: Natália Neris, mestre em Direito e Desenvolvimento na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas; Paulo Rená, mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília. Mediação de Pedro Hartung, coordenador dos programas Prioridade Absoluta e Criança e Consumo, do Instituto Alana.
14 de agosto, às 17h – “Exploração comercial da criança no mundo digital”
O diálogo será sobre as garantias de proteção dos dados das crianças frente à exploração de todo tipo, inclusive comercial. Com: Danilo Doneda, advogado e professor; Kelli Angelini, mestre em Direito Civil pela PUC-SP e gerente jurídico da NIC.br. Mediação de Isabella Henriques, advogada e diretora executiva do Instituto Alana.
Para mais informações, clique aqui.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






