Conta corrente para crianças: saiba como ela pode ajudar na educação financeira

O economista Carlos Eduardo Costa fala sobre os benefícios dessa ferramenta, que permite trabalhar com os filhos a importância de uma boa relação com o dinheiro

250
Menino de cabelos cacheados ruivos segura numa mão um cartão de crédito e na outra o celular
A conta corrente é indicada para crianças que já têm autonomia com dinheiro | Crédito: depositphotos.com
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Várias instituições financeiras têm divulgado a possibilidade de abertura de uma conta corrente para crianças. O banco Inter, por exemplo, tem a conta kids, totalmente sem tarifas e que pode ser aberta a partir do aplicativo do banco. O menor só precisa ter CPF e carteira de identidade. E há a possibilidade de emissão de um cartão de débito personalizado com o nome da criança. Nessa conta, ela pode, por exemplo, enviar e receber PIX. Pode também realizar investimentos em diversos tipos de ativos. 

Há dois anos, abrimos uma conta para a Maria Eduarda. O processo foi bem simples. Gastamos poucos minutos. E desde então a Duda tem recebido sua mesada através de transferência e tem utilizado o cartão de débito para realizar seus gastos. No último mês de julho, ao fazer uma viagem para Joinville, ela não precisou carregar dinheiro. O valor que seria gasto no pagamento das suas despesas estava na sua conta corrente. E fruto das economias feitas por ela nos meses anteriores. 

E por que a conta para ela? Acredito que ter uma conta corrente possa ajudar na educação financeira de nossos filhos. Sim, eu disse ajudar, pois se educar financeiramente é um processo bem mais amplo. Não é simplesmente abrir uma conta para o filho e achar que assim já está garantindo a ele todo o aprendizado sobre o assunto. A conta corrente é uma ferramenta que permite trabalhar com os filhos a importância de uma boa relação com o dinheiro. Isso para as crianças que já estão habituadas com mesada e ou têm autonomia para, por exemplo, realizar pequenos pagamentos e receber troco.

De toda forma, compreender o funcionamento do sistema bancário é uma etapa importante. A falta de conhecimento sobre os bancos e os serviços que o oferecem é um dos fatores que contribuem para a baixa educação financeira dos brasileiros.

Eu abri com a autorização do meu pai a primeira conta bancária aos 14 anos. E isso foi um passo importante para mim. Ajudou bastante a aprender a cuidar da minha vida financeira!

E você, já abriu ou pensou em abrir uma conta corrente para seus filhos?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui