Semanada ou mesada?

A idade da criança é um fator importante na hora de decidir se dar uma semanada ou mesada a seu filho. Entenda melhor o assunto

520
Semanada ou mesada: qual é o mais indicado para o seu filho?; imagem mostra garota de camiseta listrada azul sorridente segurando cofrinho de porquinho cor-de-rosa
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Essa é uma das questões que mais aparece nas palestras que realizo sobre Educação Financeira para crianças. Muitos pais ficam na dúvida quanto a se devem dar uma semanada ou mesada para seus filhos. Acredito que para as crianças mais novas a semanada é o mais adequado. Afinal, para elas um mês é algo muito abstrato. Uma criança vai pouco a pouco construindo sua relação com o tempo. Primeiro aprende a diferença entre dia e noite. Começa a compreender que o dia é o
momento de ficar acordado e noite é a hora de dormir.

Depois ela começa a conhecer os dias da semana. O João Pedro está nessa fase. Até bem pouco tempo, todos os dias para ele eram quinta-feira. A avó perguntava que dia ele voltaria na casa dela e ele dizia: quinta-feira. E qualquer outra pergunta feita, também tinha a mesma resposta: quinta-feira. Tudo acontecia ou iria acontecer nesse dia. Para ele, a semana seria uma sequência de quintas-feiras. Hoje ele já conhece outros dias. E a cada dia, pergunta que dia é hoje. E pede para apontar no calendário que temos na porta da geladeira.

Lwia também: Conta corrente em banco para a criança movimentar. Isso faz sentido?

A ida para a escola e a consequente rotina criada ajuda na compreensão da semana. Nela, há os dias da escola e outros onde o programa é diferente. E o final de semana, com a ida ao clube ou para a casa dos avós. Pouco a pouco, a criança se familiariza com a sequência correta dos dias.

Quando começou a ganhar sua semanada, a Maria Eduarda já compreendia a ordem dos dias da semana. Uma coisa importante nesse momento é determinar o dia onde será feito o pagamento. Aqui em casa, o dia escolhido foi o domingo. Ficar alterando o dia a cada momento, pode prejudicar a organização e controle da criança.

Depois de conhecer a semana, a criança começa a conhecer os meses. O mês do seu aniversário, do aniversário dos pais e das datas comemorativas. O calendário é um aliado importante neste aprendizado. Marcar as datas importantes e acompanhar a sua chegada pode ser uma atividade bem divertida!

Leia também: Veja 10 dicas dos especialistas para educar seu filho financeiramente

Mas para ser capaz de administrar sua mesada não é preciso somente conhecer os meses do ano. É preciso já ter algum controle sobre a gestão de sua semanada. Conhecer um pouco mais sobre os seus gastos. A Maria Eduarda no início desse ano passou a receber sua mesada. Para ela foi algo bem natural. É claro que o isolamento da pandemia tem ajudado bastante nesse controle mensal. Mas é importante lembrar que seja através da semanada ou mesada estamos buscando ajudar nossos filhos a ter uma boa relação com o dinheiro. E isso acontece dia a dia, mês a mês. E você, como tem feito?

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

Leia também: Saiba como entrar em sintonia com seu filho – e assim ajudá-lo no equilíbrio emocional

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui