Chegou o verão! Hora de brincar na natureza, desacelerar e experimentar

741
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

 

Ah, o verão! Que delícia poder brincar ao ar livre, seja na cidade, pelos parques e pelas praças, no campo ou na beira do mar. O contato com a natureza estimula todos os sentidos, torna a criança mais cooperativa e potencializa toda a sua criatividade. Desemparedar, permitir que os pequenos brinquem do lado de fora, em um ambiente natural, é importante para o desenvolvimento pleno: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. É um aprendizado vivo. As crianças que vivem a natureza de perto aprendem a amá-la e respeitá-la.

Para brincar na natureza, é preciso desacelerar e experimentar. Esquecer os prazos presentes na rotina cotidiana, libertar-se da ansiedade e conceder tempo e espaço para o brincar de forma livre.

Andar descalço, pisar na grama, tomar banho de chuva, olhar para o céu, subir em árvores, observar os insetos, notar as nuances da vegetação, fazer comidinhas com terra, areia, folhas e água – essas são atividades que possuem em si uma carga de encantamento e ludicidade.

Brincadeiras simples, como coletar elementos naturais e criar uma forma de registrá-los, são sempre muito prazerosas para as crianças. Pode ser uma caixa de tesouros, um álbum de memórias, um livro de recordações, com desenhos e montagens, um diário de férias ou até mesmo várias colagens para presentear a família e os amigos.

A natureza traz uma infinidade de possibilidades para as crianças. E, se todo mundo da família brincar junto, compartilhando sorrisos, dividindo momentos e registrando memórias afetivas, a infância se tornará ainda mais significativa. Experimentem!


Por: Na pracinha, movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui