Casos de câncer de mama superam o de pulmão e tornam a doença a mais comum no mundo

Em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo

216
OMS: câncer de mama supera o de pulmão e é o mais comum no mundo; mulher apalpa seio com as mãos
Fatores sociais como o envelhecimento da população, gravidez tardia e obesidade podem favorecer maior número de casos de câncer de mama | Foto: Divulgação/Sociedade Brasileira de Mastologia
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O número de novos casos de câncer de mama em 2020 representou 11,7% do total de todos os diagnósticos da doença no ano e superou o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas. No entanto, o câncer de pulmão continua a ser maior causa de mortes.

De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo.

A diferença para o câncer de pulmão – que era o mais diagnosticado – não é muita, segundo a agência. 

Com 11,4% do total, o câncer de pulmão é o segundo mais encontrado, mas continua a ser aquele que mais pessoas mata. Em 2020 foi responsável pela morte de quase 1,8 milhão de pessoas, 18% do total de mortes por câncer. E se o da mama foi o mais diagnosticado em 2020, é apenas o quinto na lista dos que mais matam, depois do pulmão, colorretal, fígado e estômago.

Uma das razões para que o câncer de mama tenha se tornado de maior incidência pode estar relacionado, dizem os especialistas, a fatores sociais como o envelhecimento da população, a maternidade cada vez mais tardia ou outras situações como a obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool ou dietas inadequadas. Essas informações foram dadas ao jornal El País pelo médico Álvaro Rodriguez-Lescure, presidente da Sociedade Espanhola de Oncologia. 

De acordo com os dados da OMS, é possível verificar que o câncer de próstata foi, no ano passado, o terceiro mais diagnosticado. 

A doença é, no entanto, a oitava em relação ao número de mortes. No ano passado perderam a vida com câncer de próstata 370 mil pessoas. A seguir veja

8 dicas para uma rotina saudável

O surgimento do câncer de mama depende de inúmeros fatores, muitos dos quais não podem ser alterados, como a genética. Algumas recomendações, contudo, são básicas para prevenir a doença, já que atuam no estímulo de condições protetoras e no controle dos aspectos de risco, podendo reduzir a chance de uma mulher desenvolver a doença. São elas:

Alimentação saudável e regular. Prefira comer de 3 em 3 horas, em pequenas quantidades, sempre priorizando os alimentos naturais e evitando os alimentos industrializados. 

Ingestão de gorduras e carboidratos simples devem ser evitados. Isso inclui açúcar adicionado aos alimentos, doces, sucos de caixinha ou saquinho, refrigerantes, pão branco, macarrão, sempre preferindo as opções integrais. 

Proteínas de boa qualidade têm de fazer parte da dieta. Principalmente frutas, legumes e verduras, por serem fontes de vitaminas e minerais essenciais e ricas em fibras que ajudam na saciedade e no funcionamento adequado do intestino. 

Atividades físicas frequentes. O ideal são 150 minutos de exercícios físicos moderados divididos entre os cinco dias ou 75 minutos de exercícios vigorosos divididos pela semana. 

Terapia de Reposição Hormonal (TRH), que costuma ser indicada na pós-menopausa, deve ser feita somente se estritamente necessária e sob rigoroso controle médico, pelo mínimo de tempo necessário.

Autoexames periódicos. É essencial realizar o autoexame de mama e os exames de rastreio, conforme orientação médica, a fim de uma possível detecção precoce das alterações mamárias de maior risco.

(Com informações da Agência Brasil e da RTP – Rádio e Televisão de Portugal)


Leia também: Demora no diagnóstico de câncer leva à mastectomia em 70% dos casos


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui