Todo pai e toda mãe querem ter um relacionamento forte e amoroso com seus filhos. Mas nem sempre é fácil conquistar esse vínculo de confiança. Por mais que nos falem sobre como é educar uma criança e a gente conviva com outras famílias – maternar, na prática, é outra história. São desafios e aprendizados únicos que vivemos enquanto criamos os filhos.
Por vezes, os idealizamos, criando expectativas altas demais, e depois sofremos quando eles não agem conforme o esperado.
Eles nos arrancam os melhores sorrisos, mas também as piores reações, que nos enchem de remorso e tristeza e nos fazem até sentir mal.
Com informações, conhecimento e ferramentas, saiba que é possível promover o desenvolvimento saudável das crianças.
O e-book 6 passos para um relacionamento forte entre pais e filhos, disponibilizado abaixo de forma gratuita, apresenta estratégias parentais eficazes que favorecem a criação de vínculos fortes, amorosos e resilientes entre pais e filhos.
São, no total, seis capítulos que falam sobre:
- A importância do bem-estar dos pais;
- As capacidades das crianças conforme vão crescendo e o que conseguem fazer a cada idade;
- Como promover tempo de qualidade com os filhos;
- Como estabelecer limites claros que todos consigam aderir;
- Como melhorar a comunicação com os filhos para criar um ambiente seguro e de confiança;
- Como nutrir o bem-estar emocional das crianças.
LEIA TAMBÉM:
O e-book ainda destaca o trabalho do educador parental, profissional que pode ajudar as famílias na tomada de decisões e condutas, fornecendo informações, orientações e ferramentas em diferentes áreas, tais como desenvolvimento, rotinas, comportamentos desafiadores, relacionamentos, educação sexual, tecnologias, neurodiversidades e pessoas com deficiência.
“Quando os pais estão bem informados e equipados com estratégias parentais eficazes, os seus filhos têm a ganhar de inúmeras maneiras. Estes benefícios estendem-se muito além dos limites da casa da família, impactando o bem-estar geral da criança, o desenvolvimento e a sua eventual contribuição para a sociedade”, destaca a publicação.
Abaixo, confira algumas dicas que podem ajudar a melhorar o relacionamento entre pais e filhos.
Dicas para fortalecer o relacionamento entre pais e filhos
- LER JUNTO: Escolha livros apropriados à idade para ler com os filhos regularmente. Discuta as histórias, personagens e temas para alinhar os pontos de vista e compartilhar os valores da família.
- NOITE DE JOGOS: Organize encontros para se divertir com jogos de tabuleiro, cartas ou quebra-cabeças. Jogar em família incentiva o trabalho em equipe e proporciona bons momentos juntos.
- COZINHAR: Convide as crianças para cozinhar ou assar um prato juntos. A atividade permite a criatividade compartilhada, ensina habilidades práticas e resulta em uma guloseima saborosa.
- CONTATO COM A NATUREZA: Explore o meio ambiente fazendo caminhadas ou passeios ao ar livre. Discuta a flora e a fauna que você encontra e aproveite a oportunidade para falar sobre o mundo ao seu redor.
- PROJETOS DE ARTE E ARTESANATO: Participe de atividades artísticas e artesanais, como pintura, desenho ou artesanato. Esses projetos criativos oferecem uma oportunidade de autoexpressão e experiências artísticas compartilhadas.
Lembrando que a chave para essas atividades não é apenas o que fazemos, mas como fazemos. É importante sempre se mostrar aberto ao diálogo, promover a escuta ativa e cultivar um ambiente caloroso e acolhedor onde a criança se sinta confortável em dizer o que pensa e sente. Essas experiências partilhadas fortalecem a relação entre pais e filhos e criam laços duradouros.
No e-book, há muitas outras dicas como essas. Confira abaixo o livro completo ou clique aqui para abrir o conteúdo em outra página.