5 livros sobre gestação, parto, puerpério e amamentação

2814
Obstetra Juliana Sandler indica livros para mães
Obstetra Juliana Sandler dá dicas de livros
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Ter uma experiência positiva de gestação e parto é um direito humano básico e impacta num dos períodos mais delicados da vida das mulheres: o puerpério, período pós-parto de cuidados intensos com o bebê. A afirmação é da médica obstetra Juliana Sandler, em artigo para o jornal Nexo.

Ela recorda que as taxas de cesáreas no Brasil, infelizmente, ainda são altas – 56% dos partos são cirúrgicos, número que sobe para 80% se considerados apenas hospitais privados. Somos o segundo lugar que mais faz esse tipo de parto no mundo. Sendo que a recomendação da OMS é que as cesáreas não passem dos 15%, com o objetivo de evitar complicações às mulheres e aos bebês.

Segundo a pesquisa Nascer no Brasil, um quarto das brasileiras diz ter sofrido violência obstétrica durante a assistência ao parto. Sabe-se que maus tratos no nascimento causam, em mães e bebês, sequelas físicas e psicológicas nem sempre superadas.

Para evitar problemas como esse e ter uma assistência obstétrica de qualidade, Juliana ressalta a importância do acesso a informações confiáveis durante o pré-natal, da presença das doulas no acompanhamento das gestantes e do reconhecimento do parto como processo biopsicossocial

A seguir, conheça 5 livros escolhidos pela médica obstetra que falam sobre gestação, parto, puerpério e amamentação. Boa leitura!

O parto é da mulher
Cristina Balzano (Editora Gutenberg, 2019)

Cristina me acompanhou no parto da minha caçula, é uma parteira de mão cheia, formada pela USP (Universidade de São Paulo), fisioterapeuta e professora de yoga. Nessa obra, ela compartilha sua experiência de mais de duas décadas acompanhando gestantes e suas famílias. O livro conta ainda com ilustrações lindíssimas da artista Anne Pires e com a contribuição de diversos nomes importantes do movimento da humanização do parto no Brasil. Cris descreve como identificar, ao longo do pré-natal, as condutas que respeitam a fisiologia do nascimento. Para todos que buscam se preparar para um dos eventos mais transformadores da nossa existência e reconhecer uma assistência ao parto de qualidade, “O parto é da mulher” é um ótimo aliado.

Nascer
Lela Beltrão (Editora Timo, 2019)

Lela é fotojornalista e doula. Nesse livro, ela traça narrativas visuais de partos humanizados na cidade de São Paulo. Com fotos que retratam a simplicidade, intimidade e a beleza do trabalho de parto, Lela passa por diversas configurações e escolhas familiares. Partos domiciliares, em casa de parto e, é claro, partos hospitalares, são mostrados com muita autenticidade e trazem um repertório riquíssimo para que as mulheres possam imaginar seus próprios partos. Todas as etapas do trabalho de parto foram contempladas por grupos de fotos, em situações diversas, que desmistificam e informam, além de emocionar muito. A presença carinhosa do parceiro, dos filhos e até de animais de estimação como acompanhantes do processo. Os métodos não farmacológicos de alívio da dor, como massagens, a bola, o chuveiro. O retrato da força feminina na fase de transição, quando a mulher se aproxima da última etapa (o expulsivo), e o transe intenso em que as gestantes entram quando são respeitadas e podem sentir seu fluxo hormonal fisiológico. A dor, a força e a determinação das mulheres e, finalmente, o nascimento. Diversos caminhos retratados com muita sensibilidade quando as palavras nos faltam.

Manual prático do aleitamento materno
Carlos Gonzalez (Editora Timo, 2017)

O pediatra catalão Carlos Gonzalez é um grande defensor do aleitamento materno em livre demanda e da chamada criação com apego. Seus livros mais conhecidos, “Besame Mucho” e “Meu filho não come”, são recursos que também merecem ser consultados, contudo, escolhi indicar o “Manual prático de aleitamento materno”, pelo pouco acesso a informação de qualidade que temos nessa área. O livro, inicialmente direcionado a profissionais da saúde, desvenda vários mitos da amamentação com muita clareza e de forma bastante didática, inclusive para leigos. O autor se tornou uma ótima referência para mães, pais, avós e quem mais estiver empenhado em conhecer os desafios da primeira infância. A média de aleitamento materno exclusivo dos bebês brasileiros é de apenas 54 dias, enquanto a recomendação da Organização Mundial da Saúde é de seis meses. Uma experiência de aleitamento bem-sucedida se dá com o auxílio de informação de qualidade e com a criação de uma rede de apoio para a mãe e seu bebê.

Criar filhos no século XXI
Vera Iaconelli (Editora Contexto, 2019)

Vera é psicanalista e diretora do Instituto Gerar, onde tenho a honra de trabalhar há cinco anos. Estudiosa na área da parentalidade, com vasta experiência em consultório e sempre antenada com as pautas da criação e da infância, a autora traz um olhar coerente e amoroso para os desafios das rápidas transformações que vivemos na era digital. O livro tem mais perguntas do que respostas prontas, levando o leitor a repensar suas escolhas e posicionamentos diante dos desafios da criação: como lidar com as mídias sociais, como estabelecer limites e apoiar os filhos nas suas descobertas com relação a sexualidade e identidade de gênero. Leitura dinâmica e agradável que aborda temas polêmicos de maneira leve e instigante.

Parto normal ou cesárea: o que toda mulher deve saber
Ana Cristina Duarte e Simone Diniz (Editora Unesp, 2004)

Lançado em 2004, “Parto normal ou cesárea” já se tornou uma indicação clássica para mulheres que buscam alternativas ao altíssimo índice de cesáreas brasileiro. A obra foi escrita a quatro mãos pela parteira Ana Cristina Duarte, fundadora do Coletivo Nascer e grande nome do movimento da humanização do parto no Brasil, e pela médica Simone Diniz, pesquisadora renomada da Faculdade de Medicina da USP. Nela, as autoras ajudam leigos a separar as reais indicações de cesárea dos mitos relacionados ao procedimento. O livro faz ainda um resgate histórico da cena de parto, que nos ajuda a entender a realidade brasileira atual e os porquês do atendimento hospitalar ser hoje muito medicalizado e repleto de intervenções desnecessárias.

Juliana Sandler é médica, doutora pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com a tese “Cenas da assistência obstétrica brasileira: da normatização da cesárea ao papel do parto humanizado” e representante da rede feminista de ginecologistas e obstetras.

Clique aqui para ler o artigo no jornal Nexo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui