5 filmes que estimulam a empatia

Quanto mais cedo as crianças aprendem sobre seus sentimentos e se tornam capazes de se colocar no lugar do outro, maiores serão os benefícios em sua vida; veja indicações de filmes que trazem boas reflexões sobre o assunto

136

A empatia pode ser definida como a habilidade de se colocar no lugar do outro, entender seus sentimentos e emoções e estar atento para se colocar à disposição se houver necessidade de ajuda. Quanto mais cedo as crianças se tornam capazes de compreender os problemas e sentimentos alheios, e aprendem a aceitar as diferenças, maiores serão os benefícios em sua vida pessoal e profissional, quando adultos. A empatia favorece a comunicação e ajuda os pequenos a lidar com os desafios e buscar soluções para os mesmos.

Essa habilidade se mostrou ainda mais importante após o período de isolamento, em que crianças e adolescentes ficaram privados do convívio social, refletindo, muitas vezes, na maneira como tratam amigos, professores e outras pessoas próximas. “Com o retorno das aulas presenciais, essa capacidade se faz ainda mais necessária. Não apenas no ambiente escolar, mas na vida e nas relações interpessoais no geral”, ressalta Suelen Fernandes, coordenadora pedagógica do Marista Escola Social Ecológica.
 
Uma maneira de estimular a empatia e favorecer as conexões sociais entre as crianças é assistir a filmes com as crianças que abordem o assunto. “Os filmes e desenhos são capazes de transmitir ideias por meio da emoção e, assim, incentivar a reflexão e mesmo mudanças de comportamento”, explica a educadora. A seguir, confira 5 dicas de filmes que trazem boas reflexões e podem dar início a conversas sobre empatia com as crianças.

LEIA TAMBÉM:

Dicas de filmes para refletir sobre a empatia com as crianças

Matilda

Cena do filme Matilda

Esse filme de 1996 conta a história de Matilda, uma menina com superpoderes que não consegue sentir que pertence ao universo que a cerca. Na escola, ela começa a usar seu dom para proteger seus colegas dos exageros da diretora e, aos poucos, é capaz de entender seu lugar no mundo. Disponível na Netflix.

Como Treinar o Seu Dragão

Em uma ilha viking, o adolescente Soluço não concorda com a forma que os dragões são tratados em sua sociedade. Ao fazer amizade com um dragão ferido, ele causa mudanças importantes no modo de vida de seu clã. A animação da DreamWorks mostra que, quando nos preocupamos uns com os outros, somos capazes de grandes coisas. Disponível na Netflix, Google Play e Amazon Prime Video.

Procurando Nemo

Cena do filme Procurando Nemo

O oceano inteiro empatiza com o pai do peixe-palhaço Nemo, Marlin, enquanto ele procura o filho que foi capturado e levado para um aquário. Nesta animação da Pixar, a força da amizade e da união é valorizada. Disponível no Disney +.

Tarzan

Um dos clássicos da Disney, o filme Tarzan aborda a empatia do início ao fim; do momento em que a gorila Kala encontra o bebê sozinho às conversas que os dois têm sobre quem Tarzan é, passando pelas primeiras interações do protagonista com outros de sua espécie até o fim, em que animais e humanos se juntam para derrotar o inimigo em comum. Disponível no Disney +.

Vida de Inseto

Cena do filme Vida de inseto

Nesta animação da Disney, as formigas são obrigadas a doarem a maior parte do alimento que coletam para os gafanhotos, que ameaçam destruir o formigueiro. A situação muda quando um grupo de insetos voadores decide ajudá-las a retomar o controle. Disponível no Disney +.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui