Canguru News realiza congresso que reúne 27 estudiosos na educação de pais

2º Congresso Internacional de Educação Parental ocorre nos dias 18, 19 e 20 de novembro em formato híbrido – com vagas limitadas para o presencial e transmissão ao vivo pela internet

720
2º Congresso Internacional de Educação Parental trará 23 experts na educação de pais e mães; Mosaico de fotos mostra 23 palestrantes do congresso de educação parental
A programação prevê palestras com renomados especialistas, de áreas diversas, que vão da economia à psicologia e educação
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A neurociência e a psicologia já provaram: vivências com os pais, na infância, determinam características que as crianças vão carregar para a vida adulta. A compreensão da importância dessa fase da vida tem feito crescer significativamente o numero de profissionais que atuam com foco na educação parental, buscando ajudar mães e pais na criação dos filhos. Muitos desses educadores estarão reunidos no 2º Congresso Internacional de Educação Parental, realizado durante os dias 18, 19 e 20 de novembro em formato híbrido: participantes poderão acompanhar as palestras presencialmente, em São Paulo, ou pela internet, com transmissão ao vivo. As vagas presenciais são limitadas devido às medidas de isolamento social.

“Mais do que um evento, o congresso é um movimento para fortalecer a educação parental no Brasil. O objetivo é promover a troca de experiência, discutir tendências e apresentar novos estudos, que estão revolucionando a educação parental no mundo”, afirma Ivana Moreira, fundadora e publisher da Canguru News, co-organizadora do evento junto com a Parent Coaching, que oferece formação a profissionais que atuam com pais e filhos.

Abertura do evento será feito pelo casal de escritores, Marcos Piangers e Ana Cardoso

Ana Cardoso e Marcos Piangers fazem a primeira palestra do congresso | Foto: @casadeanita

No total, o congresso reunirá 27 experts em estudos da parentalidade, entre os quais, o casal de escritores, Marcos Piangers e Ana Cardoso. Eles abrirão o evento, no dia 18, com a palestra “Inspirando a mudança”, que trará um novo olhar para as relações entre pais e filhos. Em seguida, as fundadoras do projeto SOS Educação, Roberta Bento e Thaís Bento, mãe e filha, respectivamente, falam sobre neurociência e educação parental.

A psicanalista argentina, Laura Guttman, autora do best-seller “Maternidade e encontro com a própria sombra”, também se apresenta no primeiro dia do congresso, com o tema “Hereditariedade e educação parental”. Ainda, estão previstas palestras com a coach e neuropsicóloga Iara Mastine, e as psicólogas e pesquisadoras Maria Beatriz Linhares e Elisa Altafim.

Laura Guttman, psicanalista argentina | Foto: divulgação

Entre os debates programados para sexta-feira, 19, estão o do psicólogo Cristiano Nabuco, coordenador do Programa de Dependentes de Internet do Ambulatório dos Transtornos do Impulso, da USP, que discutirá o uso da tecnologia entre crianças. Já Flávio Cunha, professor de economia na Rice University, trará dados que comprovam a relação da economia com a educação parental. Haverá ainda apresentações com as educadoras parentais Leiliane Rocha e Lua Barros, o criador da Pedagogia Empreendora, Fernando Dolabela, e com a publisher da Canguru News, Ivana Moreira .

Inteligência emocional e disciplina positiva

Magda Gomes Dias
A educadora portuguesa Magda Gomes Dias | Foto: divulgação

Um dos destaques do sábado, 20, será a apresentação da psicoterapeuta americana, Caron B. Goode,  doutora em bem-estar e espiritualidade feminina. Em sua palestra, ela abordará a temática da inteligência emocional nas famílias.    

O uso da disciplina positiva por pais e professores é o alvo da conversa com Kelly Gfroerer – diretora executiva da Positive Discipline Association –, e Bete P. Rodrigues – consultora educacional, professora da COGEAE-PUC/SP e trainer em disciplina positiva. Veja a programação completa na página do congresso.

O último dia do evento prevê ainda conferências com a fundadora da Parent Coach Brasil, Jacqueline Vilela, o médico psiquiatra Wimmer Bottura Jr., a pedagoga Priscila Boy, a formadora portuguesa e colunista da Canguru News, Magda Gomes Dias, e a psicopedagoga Isa Minatel.

Podem participar do encontro profissionais e estudiosos das áreas da saúde e da educação que atuam com educação parental, como pediatras, psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e professores.

Certificação em criação compassiva

Aqueles que estiverem no modo presencial têm direito a fazer a Certificação Bônus em “Criação Compassiva: Como trabalhar compaixão e autocompaixão na orientação parental”, ministrada pela especialista em psicologia positiva Adriana Drulla, que é colunista da Canguru News. A formação será oferecida após o Congresso, no dia 19. A formação não tem custo adicional, mas as vagas são limitadas.



Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui