Tem hora pra dormir nas férias? Pediatra dá dicas para não ‘bagunçar’ demais o sono das crianças

Pais podem flexibilizar as regras, mas é importante manter uma rotina que favoreça as atividades diurnas, sugere o médico Gustavo Moreira, do Instituto do Sono

432
Meninas d epijama brincam em cima da cama
Passar do horário de dormir alguns dias não tem problema, só não pode virar rotina
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dezembro é o mês das festas, das férias escolares e das viagens. Sem a obrigação de ir à escola, as crianças aproveitam para ficar mais tempo na cama, tomar café da manhã mais tarde e brincar. Já os adolescentes adiam o horário de dormir para encontrar os amigos ou ficar no computador. Entre comemorações e viagens, toda a família acaba mudando seus horários habituais. Embora a época seja um período propício para o afrouxamento de regras, o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, entende que os pais devem estabelecer limites para garantir o convívio familiar e as atividades durante o dia. 

“Nas férias, o grande problema consiste em prorrogar a cada noite o horário de dormir e despertar da criança e do adolescente, porque trocar o dia pela noite acaba não sendo muito saudável, principalmente na hora do retorno à escola”, pondera o médico. Na sua visão, os filhos podem ir para cama e levantar duas horas após o habitual, mas os pais devem manter uma rotina com horários para as refeições e o lazer.

Um estudo realizado por pesquisadores australianos mostrou que os pré-adolescentes precisam do apoio dos pais para autorregular o sono quando estão na escola e nas férias. Eles chegaram a esta conclusão após acompanharem 205 estudantes, entre 10 e 12 anos, por 28 dias – metade no período letivo e o restante no recesso escolar. O trabalho científico apontou que, em média, os alunos deitaram 71 minutos mais tarde do que haviam planejado nas férias e 46 minutos nas noites do semestre letivo. 

Festas e viagens

Datas especiais como a véspera de Natal e a noite da virada do ano não devem ser motivo de preocupação quanto à hora de dormir, visto que é comum que todo mundo durma tarde nesses dias. Porém, o problema ocorre quando isso vira uma rotina. Como no caso de adolescentes que vão a festas com frequência e se habituam a dormir de madrugada (ou quase de manhã) diariamente.  “O adolescente não pode ir a festas todos os dias, porque esses encontros começam às 23 horas e terminam às 4 horas”, ressalta Gustavo.

Para viagens à praia ou ao campo, o pediatra orienta os pais a fazer um planejamento que estimule os filhos a aproveitar o dia. Já nas viagens aéreas internacionais de longas distâncias, é preciso estar atento  ao jet lag, distúrbio de sono temporário, devido à falta de sincronia entre o relógio biológico do corpo e o fuso horário do local de destino. 

Nesses casos, o médico orienta a família a dormir e acordar no horário local. “Como dormem mal no avião, os viajantes costumam se deitar mais cedo quando chegam ao destino. No dia seguinte, o ideal é que saiam da cama e se exponham à luz do sol para mostrar ao cérebro que o dia começou, o que ajuda o organismo a entrar em sincronia com a realidade local”, pondera. 

Celulares e tablets

As férias escolares são um convite a mais para longas horas frente ao tablet ou celular. Cuidar para que os combinados não se extrapolem é importante para não  ter problemas de readaptação depois que as aulas voltarem. “Os pais devem fazer as regras, imaginando quanto tempo de interação nas mídias é saudável para cada faixa etária”, sugere Gustavo. Além disso, o uso desses aparelhos eletrônicos na hora de dormir pode inibir o sono. Momentos antes de ir para a cama, é preciso criar um ambiente relaxante e com baixa iluminação para sinalizar o organismo que chegou a hora de desacelerar. Visualizar telas inverte este processo, porque expõe o cérebro à luz azul de celulares e tablets, coibindo a produção de melatonina, o hormônio da escuridão, e consequentemente o sono, ressalta o especialista.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui