Conheça os 4 distúrbios do sono que se agravaram na pandemia

O isolamento social e a mudança na rotina pioraram o sono das crianças, levando a um aumento de problemas como terror noturno, pesadelos e sonambulismo

769
Os 4 distúrbios do sono que se agravaram na pandemia; menino deitado na cama em quarto escuro coloca mãos sobre rosto
Jogos com imagens assustadoras podem provocar pesadelos nas crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O isolamento social, a mudança na rotina e os estresses provocados pela pandemia – das perdas e adoecimentos de pessoas próximas à sobrecarga dos pais –, fizeram com que muitas crianças passassem a dormir pior. Problemas como pesadelos, sonambulismo, terror noturno e despertar confusional – os chamados distúrbios do sono – que já existiam antes do coronavírus, se agravaram no último ano.

“A questão do isolamento social afetou muito a saúde mental de todos, principalmente das crianças, que diminuíram a atividade física e o contato com os amigos, e isso obviamente gera um estresse. Além disso, os pais sobrecarregados também acabam passando a ansiedade para os filhos e todos esses conflitos acabam repercutindo no sono, não tem jeito, a criança acorda mais à noite”, afirma a neurologista Rosana Cardoso Alves, especialista em sono de crianças e integrante da Associação Brasileira do Sono.

Rosana explica que o terror noturno pode estar associado a questões emocionais. Já o excesso de exposição às telas pode gerar pesadelos e a insônia também tem sido frequente, visto que as crianças têm se exercitado pouco. “As queixas relacionadas ao sono como um todo pioraram. Sei que nem sempre é possível controlar, as crianças estão mais expostas às telas, e às vezes acabam vendo imagens desagradáveis, assustadoras, e podem vir a ter pesadelos à noite, relata a neurologista.

Um estudo em andamento, coordenado pela neuropediatra Liubiana Arantes, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), indica que cinco a cada dez crianças têm tido distúrbios de sono. Feito em parceria com outras instituições, a pesquisa ouviu mais de quatro mil pessoas e mostrou também que 51% das crianças estão comendo mais durante a pandemia e 72% estão sedentárias.

“As crianças não estão se exercitando e têm no geral uma rotina entediante – sem contato com o sol e a natureza, aspectos que ajudam a regular os hormônios – e com excesso de telas. Esses fatores ligados à ansiedade, que as crianças também estão sofrendo, prejudicam muito o sono e, com ele, o desenvolvimento do cérebro, que pode trazer problemas como dificuldade de aprendizagem, déficit de atenção, irritabilidade e rompantes de agressividade”, explica Liubiana. A seguir, saiba mais sobre os principais distúrbios do sono que afetam as crianças.


Leia também: Qual a diferença entre terror noturno e pesadelo?


Distúrbios do sono comuns em crianças

Terror Noturno

É comum a criança acordar de repente aos gritos, chorando forte, parecendo estar em pânico. Às vezes, ela chega a se sentar na cama e se movimentar, mas não responde às tentativas de acalmá-la. “Na verdade, a criança não está acordada, mas dormindo em uma fase dita sono não-REM. Por isso, parece não responder aos pais”, explica Talita Rizzini, coordenadora de pediatria do Hospital Leforte, em São Paulo, em artigo para a Canguru News. O terro noturno acontece sempre perto do mesmo horário da noite e aparece mais em crianças até os cinco anos de idade, tendendo a melhorar com o amadurecimento do sistema nervoso central até a adolescência.

Sonambulismo

A criança se senta na cama e murmura palavras sem sentido durante alguns minutos, voltando a deitar-se e a dormir logo em seguida. Em alguns casos, ela pode perambular pela casa. Não é preciso acordá-la, apenas encaminhá-la de volta à cama. O distúrbio costuma atingir principalmente crianças entre 3 e 7 anos. Para evitar acidentes, é importante manter as janelas fechadas e guardar em local seguro objetos pontiagudos e outros que possam colocar a criança em risco.

Despertar Confusional

Trata-se de um despertar parcial, em que a criança abre o olho mas não interage nem sabe o que está acontecendo. Ela pode apresentar fala arrastada, sudorese e comportamentos como choro inconsolável ou agressividade. Em geral esse despertar dura poucos segundos, mas há situações em que leva até mais de uma hora.

Pesadelos

Costumam ser mais frequentes a partir dos 3 anos de idade, quando a criança já é capaz de interpretar os seus sonhos. No geral, ela acorda assustada – pode estar suada, agitada ou chorando – relatando alguma história amedrontadora relacionada aos sonhos ruins que teve. Os pesadelos são mais comuns na segunda metade da noite e raramente incluem fala, gritos ou andar durante o sono. Podem ter origem em situações de estresse que a criança vivenciou durante o dia, como a briga com um amigo, a história de um filme que assistiu ou livro que conheceu.


Leia também: O que fazer para seu filho dormir sozinho no quarto dele (a noite toda, de preferência)


Como melhorar o sono do seu filho

Em artigo para a Canguru News, a pediatra Talita Rizini dá dicas de como ajudar as crianças que apresentam distúrbios como terror noturno, sonambulismo e despertar confusional.

  1. Manter a calma é a primeira coisa que os pais devem fazer, aconselha a pediatra. “Não é incomum os pais ou cuidadores ficarem mais assustados que a própria criança que, quando acorda, pode nem se lembrar do que estava fazendo e daí se assustar com o desespero de quem veio para acudi-la”, diz. A pediatra lembra que os episódios têm duração de alguns minutos – o que para os pais pode parecer uma eternidade – e cessam espontaneamente, sem qualquer necessidade de intervenção.
  2. Garantir a segurança: durante a crise, a criança pode sentar, levantar e apresentar outros movimentos que podem colocá-la em risco de acidentes. É válido atentar também para altura da cama, objetos e móveis pontiagudos ou com quinas próximos ao colchão, tapetes e outros obstáculos. O quarto deve ser o mais seguro possível. Em caso de sonambulismo, mais atenção ainda deve ser dada à segurança de janelas, portas, sacadas e locais como a cozinha e área de serviço.
  3. Rotinas e bons hábitos de sono: horário para dormir, com rituais de sono e relaxamento antes do momento de adormecer podem contribuir muito para a diminuição dos episódios. Evitar eletrônicos e não consumir substâncias estimuladoras como café, chocolate, doces em geral, guaraná e chás com cafeína no período da tarde e da noite também podem ajudar na diminuição da frequência das crises.
  4. No caso de pesadelos, os pais devem explicar à criança o que aconteceu, que ela teve um sonho ruim e que a história que ela contou – um bicho correndo atrás dela, por exemplo – não é real e fazia parte do sonho. Especialistas também recomendam deixar na cama um objeto transicional, como um bicho de pelúcia ou um cobertor, que pertença à criança e lhe transmita tranquilidade e a ajude a lidar com as ansiedades do dia a dia.

“O terror noturno e as outras parassonias benignas na infância, em geral, não têm a capacidade de prejudicar a qualidade do sono da criança e atrapalhar o rendimento das atividades diárias. Por isso, é fundamental observar o comportamento da criança durante o dia. Sonolência diurna, dificuldade escolar, ronco noturno, dificuldade para adormecer e sono entrecortado com despertares frequentes podem ser sintomas de outras patologias que devem ser investigadas”, orienta a pediatra Talita Rizini.


Leia também: Qual a diferença entre terror noturno e pesadelo?


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui