Projeto ‘Cuidar de quem cuida’, do Sesc São Paulo, visa discutir as ‘maternidades’

639
sesc maternidades
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quando nasce um filho, é comum ouvirmos falar que nasce também uma mãe, que precisa se adaptar a um novo universo, conciliando as demandas suas, da criança, da casa e, muitas vezes, do trabalho fora. Diante de tantas mudanças, é natural que apareçam momentos de ansiedade e preocupações, principalmente, quando se trata do primeiro filho na família. 

Poder falar sobre o seu dia a dia, os sentimentos, emoções e angústias é o que propõe o projeto ‘Cuidar de quem cuida‘, promovido pelo SESC São Paulo, em várias das 40 unidades da capital e do interior do estado. Por meio de bate-papos, vivências e palestras, entre outras ações, são explorados assuntos como o pós-parto, rede de apoio no puerpério, culpa materna e retorno ao trabalho. 

“Sentimos que havia uma demanda da sociedade em falar sobre as diversas maternidades, no plural mesmo, que as mulheres vivem quando se tornam mães”, afirma Rosana Abrunhosa, responsável pela gerência de estudos e programas sociais do Núcleo da Infância e Juventude do Sesc do Programa Espaço de Brincar. O projeto, que está na sua segunda edição, será encerrado em abril e tem sempre duração de oito meses – a primeira versão teve como foco a paternidade.

Pesquisas informais e a percepção dos educadores que atuam nas brinquedotecas destinadas a bebês e crianças de até seis anos também são levadas em consideração para definição das temáticas. Não por acaso, as conversas com as mães e outros cuidadores são realizadas nesses espaços infantis. Os eventos contam com a participação de um público sensibilizado, que quer saber mais sobre o assunto, mas o desafio maior, diz a responsável, é pensar em como atingir as pessoas que estão nesse ambiente aberto e não se mostram tão interessadas nas ações. “Como são mães e pais que estão ali brincando com os filhos, muitos acabam se aproximando, sentam e ficam ouvindo de soslaio mesmo. Já aconteceu da pessoa ir ali por outro motivo e ao ver o evento, se interessar pela temática e até fazer perguntas para os mediadores.”

Veja alguma das próximas ações do projeto Cuidar de quem cuida, todas gratuitas:

Sesc Ipiranga – Bate-papo ‘Cadê a mãe dessa criança? A criação social da culpa materna, com Cláudia Guedes Araújo Silva. Dia 29/02. Sábado às 12h, no teatro.

Interior e litoral
Sesc Catanduva – Contação de histórias ‘Flávia e o bolo de chocolate,histórias do cuidar: maternidades‘, com Daniela Ribeiro, arte educadora. Dia 29/02. Sábado das 15h às 16h. Praça da Mangueira.

Sesc Santos – Roda de conversa ‘Maternidade‘. Dia 29/02. Sábado, das 11h às 12h30. Sala 1.

Para ver a programação completa do programa clique aqui.

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. É mãe do Martim, 9 anos, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui