Saborzinho do Brasil: coletânea de livros infantis sobre culinária brasileira

A escritora e mãe Alice Granato, autora de Sabor do Brasil, quer que as crianças conheçam mais sobre a cultura do país de forma divertida

1551
Capa do livro Saborzinho do Brasil, da autora Alice Granato. Capa amarela com animais da fauna brasileira desenhados, como bicho-preguiça, arara e tucano
Capa do livro Saborzinho do Brasil, de Alice Granato
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A culinária é um dos elementos culturais mais fortes e presentes de uma comunidade. A partir dela, é possível perceber diversos costumes, influências e características de um local. Em um país como o Brasil, de grande extensão, é possível encontrar uma grande diversidade em vários aspectos, inclusive nos hábitos alimentares. Pensando nisso, a jornalista, escritora e mãe Alice Granato lançou, em 2012, o livro Sabor do Brasil (Ed. Sextante), com reportagens sobre a culinária no interior do Brasil. Agora, é a vez das crianças: unindo seu conhecimento com a experiência com os dois filhos (Valente, 7 anos, e do Benício, 4), resolveu escrever a coletânea Saborzinho do Brasil, pela editora Bazar do Tempo, com o primeiro livro digital disponível a partir do dia 9 de outubro. 

Por que falar sobre a culinária brasileira com as crianças?

“As crianças precisam conhecer mais sobre o Brasil. Eles precisam saber do valor da nossa natureza, dos nossos bichos, das nossas árvores e rios. É a identidade do nosso país”, afirma Alice Granato sobre a importância de falar sobre o assunto com os pequenos. A autora ainda acrescenta: “As crianças comem melhor com história”. 

Inserir o tema de forma lúdica, usando livros, histórias e brincadeiras é uma forma de trazer a atenção da criança tanto para a cultura do Brasil quanto para a alimentação. Para observar como a informação faz toda a diferença, Alice conta que fez um laboratório na escola escola dos filhos dela. 

“Apresentei as regiões, destacando as características e curiosidades de cada lugar. Tive um retorno muito positivo das crianças e dos professores e coordenadores. Percebemos que, ao conhecer mais o Brasil, as crianças se interessaram pelos alimentos. Fizemos uma mesa de lanche com ingredientes de todo o Brasil depois da apresentação. E ficamos entusiasmados em ver que eles se arriscaram e provaram mais depois de saberem mais sobre. Foi muito bom o resultado!”, conta Alice. 

Leia também: Alimentação saudável na quarentena: Turma da Mônica lança guia de receitas

Como inserir mais diversidade e incentivar a alimentação equilibrada

Garantir uma alimentação saudável para as crianças pode ser um desafio para os pais, mas a diversidade de opções do Brasil pode ajudar! “Os pratos quanto mais coloridos, melhores. O Saborzinho proporcionará essa viagem, de aromas, sabores, cores. Trazendo a rica paleta do Brasil para a bagagem das crianças e para a mesa de suas casas”, diz a autora. 

Mas como fazer isso na prática? Alice deu algumas dicas que usa com seus filhos:

  • Dê bons exemplos: “Eu procuro sempre oferecer os alimentos de forma natural, sem forçar. Gosto de dar bons exemplos, comendo bem, com pratos saudáveis e coloridos”. 
  • Respeite gostos: “Sempre digo para eles, cada um tem seu paladar, seu gosto pessoal e a gente pode não gostar disso ou daquilo. Acho apenas importante que provem, que conheçam e que escolham o que gostam e o que não gostam”. 
  • Deixe as crianças participarem: “Uma coisa que acho bacana é as crianças participarem do movimento em torno dos alimentos. Irem à feira, aos mercados. Observarem o caminho dos alimentos até chegar ao prato. Trazer eles mais pra perto do processo todo e não apenas apresentar o resultado final”. 

Sobre a Coletânea Saborzinho do Brasil

Capa do livro Saborzinho do Brasil

Composta por cinco livros (um para cada região do Brasil), a narrativa lúdica tem como objetivo apresentar para as crianças a história cultural, pelo ponto de vista culinário, além de falar sobre a natureza, os animais e a origem dos alimentos.  Além disso, o livro ainda conta com inúmeras receitas, para trazer a culinária de diversos locais para dentro de casa de forma prática e divertida tanto para as crianças quanto para os pais. 

O primeiro livro da coletânea a ser lançado será o Saborzinho do Brasil – Norte, que vai abordar a culinária dessa região do Brasil. A publicação narra a história do pequeno Tupi, um menino que sai do Sudeste com os pais para conhecer a Floresta Amazônia. 

Para esse livro, foram convidados quatro chefs: Alex Atala, Daniela Martins, Jérôme Dardillac e a boleira Otávia Sommavilla, todos com vasta experiência com a culinária da região. E, para tornar o livro mais divertido e lúdico, é possível conferir as ilustrações de Bianca Smanio, fotos de Sergio Pagano, projeto gráfico de Beatriz Lamego e pesquisa de Zé Marcio Alemany. 

O livro será lançado em formato ebook no dia 9 de outubro nas plataformas digitais plataformas digitais (Amazon, Apple, Google Books). E no fim de novembro, chega às livrarias.

Abaixo, confira uma receita presente no livro, da chef Otávia Sommavilla, para fazer um Bolo de Castanha do Pará com Calda de Açaí:

(clique na imagem para ler melhor!)

Página do livro Saborzinho do Brasil com foto de um bolo e receita
Reprodução / livro Saborzinho do Brasil – Norte
Página do livro Saborzinho do Brasil com foto de um bolo e receita
Reprodução / livro Saborzinho do Brasil – Norte

Leia também: 8 dicas para praticar o consumo consciente com as crianças

Onde encontrar a coletânea Saborzinho do Brasil

Saborzinho do Brasil – Norte

Editora: Bazar do Tempo

Preço do ebook: R$ 22,00

Lançamento: nas plataformas Amazon, Apple, Google e Kobo, a partir de 09/10/2020

Instagram: @saborzinho_do_brasil e @bazardotempo

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui