Prós e contras do uso da chupeta

A chupeta acalma a criança, mas a decisão de usá-la ou não é controversa. A pediatra Marcela Noronha aponta vantagens e desvantagens do acessório

363
Mãe de cabelos pretos segura no colo bebê de chupeta na boca
Antes de dar a chupeta, procure entender se é realmente isso que seu filho quer
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

O termo em inglês para denominar chupeta é “pacifier” e traduzindo ao pé da letra tem o significado de pacificadora, a definição perfeita para a chupeta. A chupeta realmente consegue acalmar a criança, mas a decisão de utilizá-la ou não é muito controversa, pois alguns a adoram e outros a detestam. Precisamos refletir sobre todas os seus benefícios e eventuais problemas que possam vir a provocar para decidir se o seu uso é válido.

Vantagens do uso da chupeta

Certamente as chupetas acalmam as crianças, principalmente aquelas que têm uma necessidade de sucção maior do que o habitual, mas lembre-se sempre de prestar atenção no seu filho para perceber se ele realmente necessita da chupeta naquele momento. Existem alguns estudos que alegam que o uso de chupeta auxilia na prevenção da morte súbita, ou seja, a morte inesperada do bebê sem causa definida, o que é uma ocorrência muito rara.

Desvantagens

Muitos estudos mostram uma forte evidência de que bebês que utilizam frequentemente a chupeta podem perder o interesse pelo aleitamento materno, resultando em um desmame precoce. Sua utilização também causa o aumento do aparecimento de infecções, pois é impossível manter a higiene adequada das chupetas.  Além disso, o posicionamento da língua na boca fica inadequado, o que leva a uma respiração oral e propicia o surgimento de infecções respiratórias. Problemas na fala podem aparecer, especialmente nas crianças que usam chupeta o dia todo e não só na hora de dormir. A mordida aberta é uma alteração na arcada dentária que pode ocorrer nas crianças que usam chupetas frequentemente e/ou após os três anos de idade.

A decisão de dar ou não a chupeta é difícil, então sempre pondere as suas dúvidas com o seu pediatra para que juntos tomem a melhor decisão.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui