8 programas online para divertir as crianças

Já que é para ficar em casa, que seja com alegria e muita diversão! Prepare um lanche gostoso, arrume o sofá e escolha o que assistir com as crianças. Tem peça de teatro, musical infantil,circo e muito mais na programação virtual

1210
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Com a expansão das restrições de circulação pela cidade devido à pandemia do coronavírus, cresceu bastante o número de programas online destinados ao público infantil. Neste fim de semana, há ótimas opções para a criançada (e a família inteira!) assistir de forma segura, sem sair de casa. A programação inclui espetáculos como o musical infantil em homenagem à cantora Elis Regina, show de palhaço no projeto #EmCasaComSesc e peça de teatro inspirada no rompimento da barragem de Mariana (MG). Veja a seguir oito atrações para rir e se divertir – e assim trazer um pouco de leveza a estes dias difíceis de pandemia prolongada. Confira a seguir.

Pimentinha – Elis Regina para Crianças” – Musical infantil

O premiado projeto ‘Grandes Músicos para Pequenos’ estreia seu mais novo musical infantil: Pimentinha – Elis Regina para Crianças, que inicia temporada virtual neste domingo, dia 28 de março, com apresentação gratuita no canal do grupo no Youtube. Com direção de Diego Morais, direção musical de Guilherme Borges e texto de Pedro Henrique  Lopes, o espetáculo é inspirado na infância de Elis Regina e em seus primeiros passos como artista, trazendo ao palco a importância de assumir sua personalidade. O show reúne sucessos da carreira da cantora como “Fascinação”, “O Bêbado e a Equilibrista”, “Madalena” e “Como nossos pais”. De 03 a 25 de abril, haverá  apresentações, aos sábados e domingos, às 16h, com venda de ingressos pelo Sympla.

Serviço: “Pimentinha”
Data: domingo (28)
Horário: 16h
Plataforma: canal do grupo Grandes Músicos para Pequenos no Youtube


Leia também: 8 documentários e séries educativas da Netflix para assistir em família


“Mimicalado show” – Espetáculo com palhaço

Dentre os programas online para crianças, o projeto #EmCasaComSesc deste sábado (27) recebe o artista Leandro Calado, da Cia. Mimicalado, com o espetáculo “Mimicalado Show”. Mimi é um palhaço que se rebelou contra seu padrasto, proprietário do Circo Du Bufét, e, por isso, foi abandonado em uma das cidades por onde o circo passou. Sozinho, ele decide que o show tem que continuar. Usando a experiência que adquiriu na companhia circense, Mimi cria o seu próprio espetáculo. Assim, nasce um show inusitado e divertido, com malabares, mímica, equilíbrio, manipulação de chapéu e outras atrações. 

Serviço: Mimicalado show
Data: sábado (27)
Horário: 15h
Plataforma:no Instagram Sesc Ao Vivo e no YouTube Sesc São Paulo 


Leia também: 20 filmes clássicos e inspiradores para crianças e adultos


“Vida de cão, coração de herói” – Peça teatral

A Cia. Mundu Rodá adaptou o espetáculo “Vida de cão, coração de herói” para a internet, numa história que traz a saga de um cãozinho corajoso que sobreviveu ao rompimento da barragem na região de Mariana (MG) e sai em busca de sua família, navegando entre surpresas e aprendizados. A história é baseada no rompimento de uma das barragens da mineradora Samarco, ocorrido em 5 novembro de 2015 no município mineiro de Mariana, e convida as crianças e suas famílias a refletirem sobre o meio ambiente e a importância do cuidado com a natureza.

Serviço: “Vida de cão, coração de herói
Data: sexta-feira (26), sábado (27), domingo (28), segunda-feira (29) e terça-feira (30)
Horários: 10h e 16h (no dia 26), 16h (de 27 a 30)
Plataforma: nas páginas do grupo no Facebook e Youtube
Acessibilidade: Tradução simultânea em Libras

“Farra dos brinquedos” – Show musical

O grupo carioca “Farra dos Brinquedos” lança um novo projeto em seu canal do Youtube, batizado de “Tudo quanto é coisa”. Em formato de videoálbum, o espetáculo traz 11 canções que buscam despertar nas crianças o fascínio pela música. Para tanto, trazem letras que mergulham em temas como bichos, lendas, fantasias, medos e questionamentos, entre outros temas, e ritmos como baião, maracatu, samba, reggae, jazz, disco-music e rock. Embora voltado a crianças de até 10 anos de idade, esse é um dos programas online que costuma agradar também mamães e papais.

Serviço: “Tudo quanto é coisa”
Data: domingo (28)
Plataforma: canal do grupo “Farra dos brinquedos” no Youtube


Leia também: 5 livros para explicar o racismo às crianças (e criar filhos antirracistas)


“João e o pé de feijão” – Peça teatral

Montagem baseada no conto clássico “João e o pé de feijão”, que conta a história do pobre menino João, que troca sua querida vaca leiteira por alguns feijões mágicos. O narrador é um “guarda-histórias”, um velho guarda-roupas encontrado por Lucy, que, a partir dessa descoberta, pode viver aventuras incríveis. A peça será transmitida ao vivo e de maneira gratuita em 28 de março, às 16h, pelo canal no Youtube da Fundação ArcelorMittal e na página do Facebook do programa. 

Serviço: “João e o pé de feijão” 
Data: domingo (28) 
Horário: 16h 
Plataforma: canal da Fundação ArcelorMittal no Youtube


Leia também: Para ler com os filhos: Espelho, espelho meus


O Mágico no Mundo de La Costa” – Circo

A trupe Mundo De La Costa, de Itaboraí, município da Região Metropolitana do Rio, criou o espetáculo “O Mágico no Mundo de La Costa”, com uma proposta sustentável que usa energia solar de uma Kombi adaptada, equipada com placas solares e um gerador. O veículo fica nos bastidores e fornece eletricidade suficiente para 80 minutos de luz e som. Administrado pelo casal de artistas circenses Roberto e Viviane De La Costa, o elenco traz também um mágico e um dinossauro vegano, o Vaganossauro, que animam os espectadores com música, malabarismo e números de ilusionismo que transformam objetos como garrafas PET em brinquedos e outros itens, aproveitando a oportunidade para dar dicas de reciclagem e sustentabilidade a adultos e crianças. Um personagem místico oriundo da floresta, o simpático Barrigudinho, também faz parte do espetáculo. 

Serviço: “O Mágico no Mundo de La Costa” 
Dias: de sexta-feira (26 ) a domingo (28)
Horários: 10h, 15h, 18h e 20h 
Plataforma: canal do grupo “Circo de La Costa” no Youtube


Leia também: Podcast “Caçadores de Fake News” ensina crianças a identificarem notícias falsas


“À Mesa com Romeu e Julieta” – Teatro de objetos

O que aconteceria se pratos, copos, xícaras, bules e outros objetos do dia a dia ganhassem vida e se transformassem em personagens das histórias de William Shakespeare? Partindo dos objetos da própria casa, os artistas Bruno Paiva e Thiago Monte, do Grupo Cabeça de Bola, criaram o projeto “Shakespeare à la Carte”. Voltada para toda a família, a peça infantojuvenil online “À Mesa com Romeu e Julieta” estreia em 20 de março, às 11h e às 16h, no canal do grupo no YouTube. Com adaptação e direção de Symone Strobel, a montagem faz uma releitura do clássico “Romeu e Julieta” usando a linguagem do teatro de objetos e incorporando recursos do audiovisual.  O projeto proporciona uma boa oportunidade para crianças e jovens entrarem em contato com as obras de Shakespeare de forma lúdica. Sem perder a beleza e a essência do texto original, Symone buscou tornar a adaptação mais acessível a todas as idades. Nessa releitura, duas mesas da casa foram transformadas em palco e a louça ganhou vida nas mãos e vozes de Bruno e Thiago, que se desdobram em mais dez personagens. “Humanizar esses objetos foi o nosso grande desafio. São objetos frágeis que podiam quebrar a qualquer momento”, diz Thiago, que também assina a iluminação e a edição do espetáculo.

Serviço: “À Mesa com Romeu e Julieta”
Data: sábado (27) e domingo (28)
Horário: às 11h e às 16
Plataforma: no canal do grupo “Cabeça de Bola” no YouTube
Ingresso: é necessário retirar entrada gratuita pelo Sympla


Leia também: Michelle Obama estreia série sobre alimentação saudável na Netflix


“Folcloreando” – Musical infantil

O “Folcloreando” narra uma grande aventura na floresta de Pindorama, mais conhecida como Brasil, e dá vida a personagens clássicos das lendas nacionais, como a Cuca, a Iara, o Saci e o Curupira. Assim como na série da Netflix “Cidade Invisível”, a peça tem um roteiro com adaptações das histórias dos personagens folclóricos, mas é totalmente voltada para o público infantil. As apresentações da RPR produções acontecem ao vivo no canal da companhia no Youtube nos dias 20, 21, 27 e 28 de março, às 11h e às 17h, com tradução simultânea de libras. Para se cadastrar entre os espectadores basta adquirir o ingresso gratuito na plataforma Sympla.

Serviço: “Folcloreando”, musical infantil
Data: sábado (27) e domingo (28)
Horário: 11h e 17h
Plataforma: canal do Folcloreando no Youtube
Ingresso: é necessário retirar entrada gratuita em www.sympla.com.br/folcloreando


Leia também: Nova temporada da série ‘Que Corpo É Esse?’ estreia no Canal Futura


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.