A preguiça, um vilão necessário

A colunista Magda Gomes Dias sempre viu a preguiça como algo que remetia à ausência de paixão e tesão pela vida, até que um acontecimento a fez mudar de ideia

305
Preguiça: um vilão necessário; imagem mostra rosto de mulher na cama coberto por edredon até metade da testa
"Decidi que duas vezes por semana me entregarei nos seus braços", diz Magda
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Dos vários pecados mortais, a preguiça é talvez aquela por quem nutro mais repulsa. Fico nervosa com as pessoas que andam devagar, que não se afastam por estarem desatentas e que não têm urgência em viver. Talvez preguiça tenha significado, para mim, a ausência de paixão e tesão pela vida.

Há uns anos, numa fase bem desafiante da minha vida, o meu marido ofereceu-me um livro que recebi, admito hoje, com bastante desdém. Chamava-se “A Arte de não fazer nada” e eu perguntei-me se ele me conhecia tão bem quanto eu achava.

A vida continuou.

Veio o nascimento da Escola da Parentalidade. Veio a formação de uma equipe, a criação de cursos, textos, a gestão de toda uma empresa. Enfim, veio a vida que foi abraçada com paixão, que é assim que deve ser, sem deixar nada para amanhã nem para depois.

E veio a Covid-19 e com ela a vida em suspenso. Tenho noção que procurei me adaptar, tirar o melhor deste período em casa. Afinal de contas, tratar das nossas coisas, trabalhar num espaço simpático, tendo a família por perto, haverá lá maior prazer?

Sem ter tido tempo para recuperar as energias e descansar, voltamos em outubro ao dia-a-dia. Formações à noite, uma situação de saúde por resolver e um cansaço a instalar-se que eu negava, como sendo, apenas, uma pequena sobrecarga. Eu escrevi sobrecarga. É carga em cima de outra carga, o que revela que este é um pensamento que precisa de ser questionado e colocado em questão. Estar em sobrecarga parece ser, afinal, o normal e não o excepcional.

LEIA TAMBÉM: 7 dicas para manter a mente sã em tempo de isolamento social

Domingo de descanso e a sobrecarga ganhou. Eu colapsei. Sem outra alternativa,  escutei o que o corpo, o universo e a mente me estavam a querer dizer, e eu insistia em não querer ver nem ouvir.

Parei uma semana e dei-me ao tal vilão do pecado que é a preguiça. Fui desencantar o livro “A Arte de não fazer nada” e dei-me ao sossego. Afinal, acho que o meu marido sempre me conheceu melhor do que eu pensava e sabia, antes de mim, do que eu precisava. E respeitou o meu ritmo e natureza. Pousei o meu corpo no sofá, várias vezes. Deixei a mente passear, sem fazer quase nada. Sem ler, sem ouvir música, sem exercício nenhum. Parei e andei devagar. E não fiquei nervosa com isso. Até gostei. Parei para não fazer nada.

Voltei à vida, devagar. Peguei meu calendário e marquei dois períodos durante a semana em que, ou não trabalho ou não vou para a Escola. Dei-me conta que tenho um ritmo próprio, de quem vive e agarra a vida com unhas e dentes, e que isso consome energia. Muita energia, Aulas à noite, atendimentos, gestão e escrita são coisas que faço muito facilmente, com grande entusiasmo e felicidade, mas que me consomem. E para dar, preciso parar.

Nunca pensei dizer isto, mas a preguiça tem as suas virtudes e decidi que duas vezes por semana me entregarei nos seus braços, tal como me entrego ao ritmo frenético dos meus dias, nos outros dias. Nas duas situações, com imenso prazer e paixão, que é assim que vivo a vida.

LEIA TAMBÉM: Reserve um tempo especial para si mesma (nem que sejam alguns poucos minutos diários)

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui