Reserve um tempo especial para si mesma (nem que sejam alguns poucos minutos diários)

Ouça seu corpo e seu coração – do que você mais está precisando nesse momento? Que hábito diário você pode incluir na sua rotina?

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Tempo de qualidade: reservar um tempo para si mesma – como esta mãe da foto que parece feliz tomando banho sozinha – é possível e necessário em todas as fases da nossa vida
Para quem tem uns 15 minutos diários, tomar um banho gostoso e demorado pode ser uma boa opção

Sei que em várias fases da vida acabamos nos colocando em segundo, terceiro, sexto, vigésimo lugar no ranking de importância na nossa própria vida.

Isso é compreensível e até socialmente esperado dos pais quando chega um bebê, esse ser tão encantador e dependente. Nós precisamos e queremos dedicar nosso tempo, atenção, saúde, todos nossos recursos financeiros, físicos e emocionais a eles. Para muitas pessoas, os filhos são seu único propósito, sua razão de existir, o que nos anima a levantar de manhã cedo todos os dias e batalhar.

Nesses tempos de quarentena, que as crianças e os adolescentes não estão indo às escolas e muitos pais e mães estão fazendo home office, muitas pessoas têm convivido com seus familiares de uma forma mais intensa do que nunca. Para quem tem filhos, são raros os momentos de privacidade e sossego. O lado bom é o estreitamento dos laços familiares, conexão, proximidade, a experiência de desfrutar de tempo de qualidade juntos e oportunidade de ensinar habilidades de vida, desenvolver competências socioemocionais nos filhos. O lado mais difícil são todos os conflitos que enfrentamos no dia a dia em todos os relacionamentos e que ficam ainda mais evidentes quando estamos confinados e somos tolhidos da liberdade de ir e vir. Isso sem mencionar no misto de sentimentos e emoções que todos estão sentindo.

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Mas quando então poderemos nos colocar em primeiro lugar nas nossas próprias vidas?

Quando quisermos. Reservar um tempo de qualidade para si mesma é possível e necessário em todas as fases da nossa vida e será fundamental na vida adulta e velhice quando essa capacidade de autonomia e autocuidado será primordial.

Portanto, não espere mais. Comece hoje. Que momento do dia você vai reservar para cuidar de você e fazer algo que te faça bem? A segui veja algumas sugestões para investir em tempo de qualidade para si mesma.

Para quem conseguir alguns poucos minutos diários: Vale praticar meditação, oração ou autorreflexão, um chá/café/chocolate quentinho ou apenas uma pausa para observar a natureza, nem que seja um pedacinho do céu e das estrelas da janela do seu apartamento.

Para quem conseguir mais do que alguns poucos minutos: Considere preparar aquele seu lanche favorito e comer sozinha sem culpa; tomar um banho um pouco mais demorado, sentindo a água morna no seu corpo, lavando e massageando cada parte, com consciência, observando possíveis pontos de tensão. Depois, passe um creme hidratante, penteie o cabelo, vista-se com calma, realmente curtindo cada etapa.

Que tal fazer uma atividade física por uns 30 minutos: um alongamento, uma aula online, descer e subir escadas ou fazer uma rápida caminhada (sozinha e de máscara, é lógico).

Para quem conseguir mais do que uma hora por dia para estar só consigo mesma: Considere começar ou retomar algum hobby que te dê prazer: estudar algum assunto que te fascina, ler aquele livro que está até empoeirado na estante, assistir algum filme ou série sozinha ou simplesmente desligar tudo, avisar todos e tirar uma soneca.

Ouça seu corpo e seu coração – do que você mais está precisando nesse momento? Que hábito diário você pode incluir na sua rotina?

Assuma esse compromisso consigo mesma e divirta-se com a pessoa mais importante da sua vida: você.

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Bete P. Rodrigues é mãe, madrasta e vódrasta. Professora e consultora educacional, palestrante, coach, tradutora e trainer em Disciplina Positiva para mães, pais e profissionais. Saiba mais sobre ela em: @disciplinapositivabrasil www.beteprodrigues.com.br

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