Praia! 12 dicas para garantir a segurança das crianças

Da proteção solar à hidratação e cuidados com o mar, confira orientações da pediatra Marcela Noronha para curtir a praia em família com tranquilidade

481
Na praia, cinco crianças correm para entrar no mar
Cinco crianças correm para entrar no mar
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Praia é sempre uma delícia, mas com os pequenos é necessário atenção redobrada ou triplicada! Aqui temos todas as dicas para você e as crianças aproveitarem tudo o que a praia tem de melhor:

  • Coloque pulseiras identificadoras nas crianças contendo telefone e endereço;
  • Se o seu filho já tem 3 anos ou mais, ensine a ele um ponto de referência caso se perca;
  • Evite horários de sol forte. O pior horário do sol é entre 10h e 16h;
  • Mantenha seu filho protegido do sol com roupas que contenham proteção solar, chapéus, filtro solar e guarda-sol.
  • Passe muito filtro solar e reaplique sempre que necessário. Para os bebês invista em bons protetores próprios para a faixa etária, já para os maiorzinhos filtros solares em spray são muito práticos e divertidos.
  • Lembre-se que o mormaço também pode provocar queimaduras feias, cuide da proteção solar mesmo debaixo do guarda-sol ou dias mais nublados.
  • Ofereça muita água, água de cocô e sucos naturais para assegurar a hidratação dos pequenos;
  • Leve lanchinhos leves e saudáveis para a criançada. Milho verde, queijo coalho, sanduiches naturais, geladinhos de frutas naturais, frutas frescas picadas ou até mesmo picolés de frutas são ótimas opções;
  • Observe indicações se o mar está próprio para banho e ,se preciso, procure áreas de águas mais calmas;
  • Respeite as sinalizações demonstrando perigo;
  • Cuidado ao entrar na água, pois o mar é perigoso e traiçoeiro. A recomendação dos bombeiros é que a água do mar não ultrapasse a altura do umbigo das crianças;
  • Os pequenos devem estar sempre acompanhados de um adulto tanto no mar quanto na areia;

E para aproveitar ainda mais a praia com as crianças invista em alguns brinquedos que garantam a diversão da criançada na areia como baldinhos e pás, bolas, raquetes de frescobol, frisbee ou uma pipa.

Boas Férias!


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui