Pais cansados e sobrecarregados na quarentena: o que fazer?

1297
Duas irmãs sentadas no tapete aparentam estar discutindo, enquanto a mãe, no sofá, de cabeça baixa parece estar cansada. Em sua coluna, Magda Gomes Dias fala sobre os pais cansados devido à quarentena: é preciso focar no essencial ou em vez de morrermos da doença, vamos morrer da cura, diz Magda.
Pais cansados com a quarentena: é preciso focar no essencial ou em vez de morrermos da doença, vamos morrer da cura, diz a colunista Magda Gomes Dias
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Pais cansados, esgotados. Não são os adjectivos que todos os pais utilizam mas uma larga maioria, sim. E é sobre eles que escolhi falar hoje.

Equilibrar todos os pratos desta balança, em cima de uma camionete que já leva areia a mais, todos os dias, sem fim à vista, torna-se, no mínimo, desgastante.

Pais de filhos pequenos: todo o meu respeito. Sei o que é trabalhar em casa, com crianças que querem brincar conosco, que choramingam, que chamam por nós cinco vezes no espaço de 30 segundos. Sei o quanto é frustrante não conseguir escrever a resposta a um email, do início ao fim, sem ser interrompido três vezes. Sei tudo isso, afinal estamos todos juntos, não na mesma camionete, mas no mesmo barco. 

Infelizmente, o desgaste faz com que nem todos consigamos gerir da melhor forma o nosso cansaço, as nossas emoções e a maneira como nos estamos a relacionar, uns com os outros, dentro de casa. Não bastava a função de equilibrista, agora começou, em muitas casas, a amplificação das discussões, das discórdias e dos gritos. Entre o casal e também com e entre os filhos. De alguma forma, a nossa liberdade de movimentos foi confiscada e isso inclui ter momentos sozinhos, inclui tirar prazer do trabalho, nomeadamente no processo de flow (processo de concentração optimal, aquele em que perdemos a noção do tempo e do espaço e que tanto prazer dá) ou namorar… sem filhos por perto!

Leia também: O coronavirus pode ser uma excelente oportunidade de aprendizado

E agora? Esperar que passe? Não sabemos quando é que isso vai ser. Então precisamos de agir já. Ninguém merece estar a viver conflitos atrás de conflitos, ninguém merece estar extenuado ao ponto que muitos estão. Mas, sem podermos sair de casa, quais são as alternativas? Quando precisamos de ficar a guardar os nossos filhos, verificar que fazem as lições e estão atentos aos estudos… cozinhar e por aí fora… enfim, o que fazer?

Na verdade, o ser humano adora complicar a vida. Tudo se torna mais fácil quando asseguramos o essencial. E de que essencial é que falo?

Antes de tudo, preciso de saber se necessitamos de ajuda ou não. Ajuda profissional, para pensar em estratégias de relação com a minha família. E se a resposta for afirmativa, quanto mais cedo procurar, melhor. Chegamos, tantas vezes, a um momento em que a vivência e a convivência se tornam tão difíceis que dar o primeiro, o segundo e o terceiro passo passam a ser passos gigantescos. Então, deixemos o ego de lado, e peçamos ajuda.

Leia também: O que você diz sobre o seu filho (ou para ele) pode influenciar seus pensamentos e suas atitudes

Depois, precisamos de descansar. Então se estamos cansados, porque não descansamos? Porque ficamos horas nas redes sociais e em frente à TV? Para descansar e relaxar, claro. Mas, neste caso, as horas de sono tornam-se uma espécie de cápsula mágica. Dormir o número de horas suficientes ajuda-nos a estarmos mais descansados, no dia a seguir. Eu sei que sabes disso, mas precisas de fazê-lo. Levantar-te e ir dormir. Quando estás descansado, tens mais paciência, mais jogo de cintura e consegues tomar boas decisões. Não é a TV que te vai relaxar – mas antes a forma como vais conseguir lidar com as situações exigentes destes novos dias, percebendo que nem todas são assim tão intensas e dramáticas e muitas são apenas, e só, o reflexo de um olhar que acusa uma fadiga por estarmos a viver circunstâncias fora do comum.

Finalmente, comer bem. E isso significa aumentar a quantidade de legumes, por exemplo, e alimentos da época porque são os melhores, com menos químicos e aqueles que a natureza sabe que são os que melhor respondem às nossas necessidades. Por estarmos em casa, muitos temos tendência em comer e beber como se fosse fim-de-semana todos os dias da semana. E, com isto, sobrecarregamos o nosso sistema. Conclusão: maior cansaço físico, menos energia. E, com isso, menos capacidade para gerir emoções, menos paciência, mais explosões de raiva, muita frustração. E a bola de neve começa a ganhar dimensões gigantescas.

Os pais estão sobrecarregados é um facto. Os pais estão cansados. 

Então, estamos à espera do quê para nos focarmos no que é mesmo essencial? De repente, em vez de morrermos da doença, vamos morrer da cura.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Magda Gomes Dias
Magda Gomes Dias, 44 anos, tem dois filhos: Carmen, 12 anos, e Gaspar, 9 anos. É natural do Porto, Portugal, e fundadora da Escola da Parentalidade e Educação Positivas, onde oferece programas de certificação e especialização na área. Autora do blog 'Mum's the boss', escreveu os best-sellers 'Crianças Felizes' e 'Berra-me Baixo', além do livro 'Para de Chatear a Tua Irmã e Deixa o teu Irmão em Paz'.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui