5 dicas da japonesa Marie Kondo para organizar o quarto das crianças

A guru da arrumação defende que as crianças também devem seguir o seu método e descartar todos os pertences que não lhe trazem alegria

1393
5 dicas de Marie Kondo (foto) para arrumar o quarto das crianças
A japonesa Marie Kondo, autora do best seller "A mágica da arrumação" criou um método baseado na felicidade que as pertences nos trazem
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Fenômeno mundial em organização de ambientes, a japonesa Marie Kondo segue um método que leva em conta o que sentimos por cada objeto para decidir sobre a necessidade de tê-lo ou não. Autora do best seller “A Mágica da Arrumação” e apresentadora do programa “Ordem na casa”, na Netflix, Marie fala em seu livro sobre o descarte, ponto principal de sua técnica. “Para decidir o que manter e o que jogar fora, você deve segurar os itens um a um e perguntar a si mesmo: “Isso me traz alegria?” Você só deve continuar com algo se a resposta for “sim”. Pode soar estranho no começo, mas, acredite, é libertador. Você vai descobrir que grande parte da bagunça em sua casa é composta por coisas dispensáveis”, afirma ela em seu livro. É com essa mesma técnica intuitiva que Marie, mãe de duas crianças pequenas, sugere arrumar brinquedos, roupas e outros itens dos filhos. Com base em informações do site pop.sugar, separamos a seguir 5 dicas dessa que é considerada a guru da organização para organizar a bagunça das crianças. Confira!

Leia também: 10 dicas para ensinar os pequenos a manter os brinquedos organizados

1. Comece pelas roupas

Marie sugere praticar o seu método – de perguntar por cada pertence se ele nos traz alegria – também com as crianças. Portanto, devem ser preservadas as roupas que trazem mais felicidade aos pequenos, e as demais, doadas. Para organizar as roupas no armário, ela recomenda dobrá-las verticalmente, primeiro ao meio e depois em terços, criando “pacotinhos” que podem ser guardados lado a lado na gaveta, facilitando sua visualização. Dispor as roupas dessa maneira permite que os filhos escolham suas próprias peças sem ter de virar totalmente a pilha de roupas. E mesmo itens muito velhos, rasgados ou furados, mas que deixam as crianças felizes, devem ser preservados. Marie defende que cada pessoa tem de tomar suas próprias decisões e estas devem ser respeitadas pelos demais integrantes da casa. Vale, por[em, fazer um combinado quanto a onde esses itens serão guardados e em que situação poderão ser usados.

2. Mostre às crianças o valor dos bens não-materiais

Embora seja difícil convencer seus filhos de que eles não precisam ficar com tudo que já possuíram, Marie ressalta que é importante ensiná-los o valor dos bens não-materiais desde cedo. Explique às crianças a importância de valorizar a presença dos amigos e entes queridos, os momentos de diversão que não dependem de brinquedos caros e a agradecer pelos prazeres da vida. Nesse contexto, lembre também que aquilo que não lhes traz alegria, pode trazer a alguém. Brinquedos quebrados e que não têm mais uso, assim como roupas antigas, podem ser doados ou mesmo vendidos pela internet, caso sejam de boa qualidade.









3. Crie um canto para a diversão

O ideal é ter um espaço separado na casa apenas para a hora da brincadeira, mas se isso não for possível, vale pensar em um canto da sala ou mesmo um armário no próprio quarto da criança. Marie sugere armazenar os pertences com base em categorias (brinquedos, livros, fantasias etc) e mantê-las sempre no mesmo lugar – nada de guardar os livros hoje na sala, daqui uns dias, no quarto, e depois voltar para a sala. Se as crianças não se cansam de pintar ou desenhar, crie um canto de arte para que todos os seus suprimentos possam ser encontrados facilmente em um só lugar. Separe os brinquedos em subgrupos – como pequenos brinquedos, quebra-cabeças, brinquedos usados ao ar livre, bonecas, etc. – e armazene-os em caixas separadas. As crianças desde pequenas devem ser envolvidas na organização, devolvendo os pertences às caixas ou armário sempre após o uso. Ferramentas como a disciplina positiva propõem que isso seja feito desde os os 2 ou 3 anos de idade.

4. Deixe poucos (e bons) livros na estante

Reúna todos os livros dos seus filhos espalhados pela casa e jogue-os em uma pilha no meio da sala. O método KonMari envolve muitas pilhas! Os seus filhos são muito velhos para alguns dos livros que eles ainda têm? Se mostram desinteressados por certas histórias? esses são alguns critérios que podem ajudar na hora de decidir o que fica e o que será descartado. Organize os títulos em pilhas de “doação” e “manutenção”. E não duvide: se o seu filho tem um livro há meses e nunca o abriu, pode apostar que continuará assim, orienta a japonesa.

5. Escolha alguns dos trabalhos escolares de seu filho para expor na parede

Defina o que é realmente importante e que marcou a vida do seu filho de alguma forma. Como essa categoria é extremamente sentimental, deve ficar por último, no final de todo o processo de organização. Marie argumenta que a maior alegria dos trabalhos escolares é o sentimento de orgulho da criança por ter feito aquele projeto e dos pais ao ver as produções que seu filho é capaz de fazer. Se a decisão for por guardá-los, vale organizá-los dentro de um tubo de papel para que ocupem menos espaço. Outra opção, principalmente, se forem grandes, é pendurá-los em uma parede para que todos possam prestigiar o trabalho da criança.

Leia também: Como a organização ajuda a criar bons hábitos em casa

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui