As princesas querem brilhar

O escritor Leo Cunha comenta dois livros recentes da literatura infantil que, cada um a seu modo, dão o recado: deixe brilhar as mulheres!

741
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais


Uma das notícias que mais me chamou a atenção, ao longo desta pandemia, mostrava que os países que enfrentam o problema de forma mais eficaz e humana são, em sua maioria, liderados por mulheres: a Alemanha, a Nova Zelândia, a Islândia, a Dinamarca, entre outros (e outras). O fato me fez lembrar de dois livros recentes da nossa literatura infantil que – cada um a seu modo – dá o recado: deixe brilhar as mulheres!

No caso do livro de Que cabelo é esse, Bela?, o brilho é literal, mas também metafórico. A autora Simone Mota conta a história de Bela, uma garota descendente de escravos que, desde cedo, percebe como seus cabelos brilham na chuva. Após o encantamento inicial, a menina começa a receber olhares e comentários incômodos, e tem que voltar às suas ancestrais para entender a beleza e a força de seus cabelos, e a importância de ser como é.

Leia também: Livro também é brinquedo

Já o livro Princesas em greve! é uma espécie de manifesto bem humorado, carinhoso e otimista sobre tudo aquilo que as mulheres podem e desejam fazer nesse mundo. Dialogando com cenas, personagens e estereótipos dos contos de fada – torres altas, lobos maus, dragões, sapos que viram príncipes, finais felizes e o incontornável Era uma vez – a autora Thais Linhares relaciona, como ela própria diz, no subtítulo, 21 demandas muito justas. Como mostram tantas líderes em tempos de pandemia, lugar de princesa é onde ela quiser!

Leia também: 7 livros infantis com protagonistas negras

Ficha Técnica:
QUE CABELO É ESSE, BELA? Texto de Simone Mota. Ilustração de Roberta Nunes. Editora do Brasil, 2018.
PRINCESAS EM GREVE! Texto e ilustração de Thais Linhares. Editora Cortez, 2018.

Sobre as autoras
Simone Mota, carioca, é escritora e estatística. Escreve para crianças desde 2011.
Roberta Nunes, carioca, é ilustradora e designer.
Thais Linhares, carioca, é escritora, ilustradora, quadrinista e professora, com dezenas
de obras publicadas

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui