Leitura: Veja aqui 7 livros infantis com protagonistas negras

    924
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Da Redação

    leitura-infantil - pexels.jpg (195 KB)
    Foto: Pexels

    Representatividade é um tópico importante, principalmente quando se trata das crianças. Apresentar a diversidade do mundo à seus pequenos pode ajudá-los a construir relações saudáveis consigo e com seus colegas. Histórias engraçadas, aventuras, curiosidades e vontade de aprender e perceber o mundo à sua volta fazem parte do dia a dia das crianças. Pensando nisso, a Canguru preparou uma lista com 7 livros infantis que tem meninas negras como protagonistas, para que você possa explorar as possibilidades e apresentar diferentes histórias à suas crianças.

    As cores do mundo de LúciaJorge Fernando dos Santos

    as cores do mundo de lúcia.jpg (129 KB)

    Lúcia é uma menina de sete anos, muito inteligente e que adora brincar. A pequena não pode enxergar, pois sofre de cegueira congênita, porém, junto de seus pais e avós ela descobrirá uma maneira divertida de perceber as cores no mundo a sua volta. Ilustração: Denise Nascimento. Editora: Paulus. (48 páginas).

    Eu não sou coelho, não!Autora: Valéria Belém

    eu não sou coelho não.jpg (7 KB)

    A narrativa do livro conta a história de Gisele, uma menina conhecida por falar muito. Um dia, ela decide ser diferente e fica caladinha, quietinha. A lição que Gisele aprende é de que que cada um é do seu jeito e não há necessidade de mudar desde que não machuque ninguém. Editora: Ilustração: Adriana Mendonça. Companhia Editora Nacional. (32 páginas).

    Olívia tem dois papais – Márcia Leite. 

    olivia.jpg (73 KB)

    Uma menina esperta, que sabe o que quer e não tem medo de correr atrás de seus sonhos, esta é Olívia. Criada por seus dois pais, a garotinha negra conta sua história e suas aventuras em Olívia tem dois papais. Ilustração: Taline Schubach. Editora: Companhia das Letras. (48 páginas).

    A primeira carta – Yann Dégruel

    a primeira carta.jpg (41 KB)

    As palavras ainda não existiam no tempo das cavernas, e o desenho era a forma com que as pessoas tentavam se comunicar. No entanto, se as coisas não ficavam claras o suficiente muita confusão poderia acontecer. A pequena Taffy tentará, por meio de desenhos e muitos gritos, pedir a seu novo amigo, Estrangeiro, que a ajude na busca de um arpão em sua casa. Mas a diferente interpretação dos rabiscos de Taffy leva o pobre Estrangeiro a um caminho cheio de aventuras. Editora Salamandra.

    O mundo começa na cabeçaPrisca Agustoni. (48 páginas).

    o mundo começa na cabeça.jpg (55 KB)

    Desde cedo as meninas da família de Minosse, aprendem uma tradição: na hora do banho, as mulheres fazem esculturas com o cabelo, porque para elas “o cabelo feminino é como a raiz da árvore, o lugar onde tudo começa”. Para a pequena Minosse, essa arte a leva para um mundo de histórias que falam da origem de tudo, em um tempo em que o pensamento começa e acaba na cabeça. Ilustração: Tati Móes. Editora: Paulinas.

    A Princesa e a costureiraJanaína Leslão

    a princesa e a costureira.jpg (10 KB)

    A princesa Cíntia está prometida em casamento para o Febo, príncipe do reino vizinho. Porém, pouco antes da cerimônia, a princesa foi encomendar seu vestido e conheceu a costureira Isthar, e por ela se apaixonou. O pai de Cíntia, furioso porque a princesa queria se casar com Ishtar, a tranca em uma torre. Então, a irmã da princesa, o próprio príncipe, a Fada Madrinha e uma Agulha Mágica tentarão ajudar as duas a se salvarem. O livro discute de forma divertida a diversidade humana e a luta mais ampla pelos direitos das pessoas LGBT. Ilustração: Júnior Caramez. Editora: Metanoia. ( 52 páginas).

    O mundo no black power de TayóKissaum de Oliveira

    O_mundo_no_black_power_de_tayo-cangurusp.jpg (187 KB)

    Tayó é uma menina negra que tem muito orgulho de seu cabelo black power, enfeitando-o das mais diversas formas. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é ‘ruim’. Ilustração: Taisa Borges. Editora: Peirópolis. (44 páginas).

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui