Para ler com seus filhos: O vôo ancestral

632
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Já faz algum tempo que editoras de Literatura Infantil publicam livros de autores indígenas. Uma legítima representatividade que cresce, embora precise ser ampliada e conhecida por nossas crianças. Em muito desses livros, além de oferecer ao leitor histórias muito bem escritas, encontramos elementos culturais em seu enredo. E isso nos aproxima enquanto brasileiros. Para esta coluna, escolhi dois livros de autores indígenas que escrevem sobre pássaros, mulheres sábias e um universo indígena que nos convida a voar no vasto céu da nossa ancestralidade. Uma literatura para nosso cotidiano leitor. Muito além das leituras pedagógicas agregadas ao 19 de abril.

Em O PÁSSARO ENCANTADO descobrimos que a ave do título, é gigante, de penas coloridas e também conhecida como o pássaro ancestral. Uma aldeia lamentava a morte do Grande Avô, o pajé. Uma tristeza que também habitava o espírito da Grande Avó. Um dia, ela vai à mata em busca de algo que trouxesse a alegria de volta. Lá, recorda o canto do pássaro que conheceu na infância e que há muito não via. O pássaro ressurge e a acompanha de volta à aldeia. A presença da ave, sua beleza e seu canto devolvem a alegria ao grupo. Uma bela metáfora sobre a alegria que floresce ao descobrimos nossas raízes.

A ORIGEM DO BEIJA-FLOR nos apresenta a viúva Guanãby e sua filha Potyra. A ausência do marido mergulhou a esposa numa tristeza que a consumiu, deixando a filha órfã. Esta, por sua vez, não resistiu à dor da saudade da mãe. Naquele lugar, acreditava-se que, ao morrer, a alma se transformava em borboleta. Assim, Guanãby voava por entre as flores que Potyra plantara em vida. Mas ao morrer, a alma da menina ficou presa numa flor. A mãe, então, se transformou em pássaro, libertou a filha e deu um final feliz e belo à história. Bilíngue (português e maraguá), o livro nos oferece o significado de algumas palavras e nos aproxima da cultura desse povo.

Ficha técnica dos livros:

O PÁSSARO ENCANTADO. Texto de Eliane Potiguara e ilustrações de Aline Abreu. 32 páginas. Jujuba, 2014.
Sobre os autores: Eliane Potiguara é carioca, descendente do povo potiguara, escritora e professora. Aline Abreu vive em São Paulo. É ilustradora, escritora e Mestre em Literatura e Crítica Literária.

A ORIGEM DO BEIJA-FLOR. Texto de Yaguarê Yamã e ilustrações de Thaísa Borges. 36 páginas. Peirópolis, 2012.
Sobre os autores: Yaguarê Yamã, da etnia maraguá, é escritor, geógrafo, ilustrador e líder indígena nascido no Amazonas. Taísa Borges, paulista, é artista plástica e ilustradora de livros infantis e quadrinhos.

Tino Freitas
Escritor, jornalista, contador de histórias e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros (DF). Alguns dos seus livros já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti, o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da FNLIJ, além de integrar seleções de destaque (Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO e Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer e Catálogo de Bologna).

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui