Dicas para garantir que as crianças escovem bem os dentes

A dentista Luciana Bruzadin diz que com pequenas mudanças é possível tornar mais atrativa a hora de escovar os dentes das crianças

8
Dicas para estimular a escovação correta dos dentes nas crianças; imagem mostra menino de cabelos claros escovando os dentes em frente ao espelho
Especialistas afirmam que a escovação dos dentes deve começar aos 6 meses de idade
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quantas vezes por dia você pergunta a seu filho se ele já escovou os dentes? Aposto que várias, não? Fazer com que as crianças incluam a higienização dos dentes e da boca na rotina – e garantir que a façam adequadamente– é um desafio para muitos pais e que exige cuidados desde cedo. Mas o esforço vale a pena, já que a prática ajuda a evitar cáries, uma das doenças mais comuns em crianças de até 6 anos de idade, embora evitável. Segundo a Academia Americana de Odontopediatria (AAPD), crianças têm cinco vezes mais chances de serem diagnosticadas com cáries nos primeiros anos de vida, do que com asma. Segundo o Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, mais de 20% das crianças nessa faixa etária são afetadas por cáries. A seguir, a dentista Luciana Bruzadin* dá dicas para estimular os pequenos na hora da escovação e traz orientações quanto ao modelo de escova que deve ser usada em cada faixa etária. Confira!

LEIA TAMBÉM: O que fazer quando as crianças batem os dentes?

COMO ESTIMULAR OS PEQUENOS NA HORA DA ESCOVAÇÃO

1.      Tenha em mente que os pais devem dar o exemplo

De acordo com Bruzadin, as crianças respondem muito melhor a exemplos do que ordens, principalmente quando estão aprendendo algo novo. “Por isso, é indispensável que os pais escovem os dentes depois das refeições junto com os filhos e façam visitas regulares ao dentista para que os pequenos percebam que os pais também cumprem esse tipo de tarefa.”

2.      Garanta a autonomia da criança no banheiro

A especialista recomenda também adequar o ambiente para que os pequenos tenham autonomia e mais liberdade no momento da escovação. “Disponibilize um banquinho ao lado da pia para ajudar a criança a alcançar a torneira e um copo para auxiliar caso ela queira bochechar sem o auxílio de um adulto”, recomenda.

3.      Use escovas e cremes dentais divertidos

Optar por escovas coloridas e com desenhos de personagens pode tonar o momento da escovação mais divertido. Deixe que a criança escolha o modelo que mais gostar, desde que seja indicado para a sua idade.

LEIA TAMBÉM: A importância de cuidar dos dentes de leite

QUANDO COMEÇAR?

“A escovação dentária em crianças deve começar por volta dos dos 6 meses, fase que os dentes começam a nascer. Parece cedo, mas o que muitos pais não sabem é que até mesmo o uso da mamadeira pode gerar cáries”, explica Luciana.

Porém, a especialista lembra que a higienização da boca e dentes deve ser feita com escovas próprias para cada fase do bebê e criança. Confira o modelo de escova de dentes ideal para cada fase dos pequenos:

0 a 6 meses

“A partir do nascimento dos primeiros dentinhos, indico que os pais usem um massageador dental para higienizar a boca dos bebês. Isso porque o design facilita o processo de limpeza para o adulto sem correr o risco de machucar a criança. Basta encaixar o dedo indicador no massageador e escovar cuidadosamente os dentes e gengiva”, explica. 

6 meses a 2 anos

Para essa fase, a dentista sugere escovas com cabeças pequenas e cerdas extras macias que fazem a limpeza delicada da boca das crianças. “Como nessa idade a escovação ainda é assistida pelos pais, optar por modelos de escova com cabo longo pode auxiliar a escovação para os adultos”. Ela complementa que “a escovação deve ser feita com pequenas voltas circulares em cada dentinho, sem esquecer de escovar a parte de trás.”

LEIA TAMBÉM: Você observa a quantidade de pasta de dente que seu filho usa?

2 a 4 anos

Nessa fase os pais devem começar a incentivar as crianças a realizarem o processo de auto higienização, orienta a dentista. Para isso, o ideal é escolher escovas com cabos pequenos e ergonômicos, que acompanhem o formato das mãos das crianças.

4 a 7 anos

“Nessa idade os pequenos já têm um pouco mais de autonomia sobre a higienização da boca, por isso, indico escovas com cerdas extramacias e pontas arredondadas que limpam a gengiva e os dentes de maneira suave, evitando assim que a criança se machuque”, diz a dentista.

A partir de 7 anos

A partir dos 7 anos, Bruzadin pontua que as escovas já podem ter um formato maior. “Mas ainda assim, é preferível que tenham a cabeça compacta para ajudar a alcançar os dentes posteriores sem chances de se machucarem”, complementa.

*A dentista Luciana Bruzadin é parceira da marca de escovas de dentes Kess.

LEIA TAMBÉM: Por que os dentes nascem tortos?

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui