Por que os dentes nascem tortos?

1147
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A importância de uma arcada dentária harmônica vai muito além do sorriso bonito. Os 32 dentes que preenchem a boca do ser humano influenciam diretamente em funções vitais, tais como mastigação, fala e respiração – isso mesmo antes dos 6 anos, quando os 20 dentes de leite fazem o trabalho provisório.

Mas, afinal, por que os dentes não nascem todos no lugar certinho e por que é tão comum que crianças precisem fazer uso de aparelhos ortodônticos? O cirurgião dentista Gustavo Féres, especialista em estética orofacial, explica que há fatores genéticos e outros hábitos que podem afetar a dentição, como colocar a língua frequentemente para fora e chupar dedo. Nesses casos, a melhor forma de evitar o problema é eliminar os costumes ruins e fazer o tratamento preventivo. “Com 1 aninho, já é possível fazer a primeira consulta. A partir daí, fazemos o acompanhamento anual e, por volta dos 4, iniciamos o tratamento preventivo”, afirma.

Ele chama atenção ainda para uma descoberta recente que pode fazer muita diferença na hora de cuidar da arcada dentária. É que, desde a gestação, os dentes são influenciados pela alimentação, primeiro da mãe e, posteriormente, da criança. “Tudo o que comemos interfere no desenvolvimento da mandíbula e da arcada dentária”, afirma.

Segundo o nutrólogo Lucas Penchel, estudos apontam uma relação entre o consumo de alimentos industrializados e a formação de uma arcada dentária desarmônica. “Todo alimento que é ingerido pela criança ou até mesmo os produtos utilizados pela mãe durante a gestação podem interferir na qualidade dos dentes, tanto para o bem quanto para o mal”, afirma.

Para ele, ainda não existe um número satisfatório de pesquisas na área, mas a literatura evidencia que, após a globalização e, principalmente, com o aumento de alimentos processados, houve crescimento no número de crianças que apresentam anormalidades na dentição definitiva. “Se observarmos como eram nossos pais e avós quando crianças e adolescentes, veremos que muitos possuíam um sorriso harmônico, mesmo sem ter usado aparelho. Hoje, isso é raro”, acredita.

De acordo com o especialista, alguns estudos feitos em animais mostraram que o consumo de alimentos crus pode aumentar em até 10% o tamanho da mandíbula. O contrário, portanto, geraria uma arcada menor, um dos fatores preponderantes para o encavalamento dos dentes.

Alimentos poderosos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui