Você observa a quantidade de pasta de dente que seu filho usa?

O alto consumo de flúor presente no creme dental provoca a fluorose dentária, um problema que pode descolorir e desgastar os dentes

1008
Menino de camiseta azul escova os dentesexcesso de creme dental, que pode provocar fluorose dentária nas crianças; imagem mostra rosto de menino escovando os dentes
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Fazer as crianças escovar os dentes após as refeições é uma luta para muitos pais. E se a criança incorpora a prática à sua rotina, há ainda outro aspecto a ficar atento: a quantidade de creme dental que eles põem na escova.

Desde pequenos, quando surgem os primeiros dentes nos bebês, por volta dos seis ou sete meses de idade, eles devem ter sua boca higienizada com cremes que tragam flúor na fórmula – o que é importante para evitar cáries. O problema é a quantidade de flúor usada no momento da escovação. O alto consumo de flúor pode provocar fluorose dentária, um distúrbio que ocorre nos dentes durante seu processo de formação e pode descolorir e, em casos mais extremos, até danificá-los. Pesquisas mostram que esse problema de fluorose tem crescido nas últimas três décadas e pode afetar até 2 em cada 5 crianças e adolescentes.

Segundo um estudo realizado por pesquisadores do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), 40% das crianças entre 3 e 6 anos usam pasta de dente em excesso. A pesquisa ouviu pais de mais de 5 mil crianças de 3 a 15 anos e revelou também que quase um terço das crianças escovava os dentes somente uma vez por dia.

“Dependendo da concentração de flúor, predisposição genética, estágio de desenvolvimento e duração da exposição excessiva ao flúor, a fluorose pode aparecer sob diferentes aspectos”, explica Brunna Bastos, cirurgiã-dentista da GUM, marca americana de cuidado bucal. Ela diz que a fluorose pode provocar pigmentações brancas nos dentes, que se assemelham a riscos de giz, pigmentações amarronzadas e até algo mais grave que leva ao desgaste do dente.

Leia também: Como acontece a cárie e o que fazer para evitá-la? Veja recomendações

Para evitar que isso ocorra, as crianças devem escovar os dentes sempre com a supervisão de um adulto. “A maioria delas não sabe a quantidade adequada a ser colocada na escova dental e acaba, devido ao sabor agradável, colocando uma quantidade excessiva, somado ainda ao fato de que não sabem cuspir corretamente, fazendo com que o excesso de creme dental seja ingerido”, diz Brunna. 

Pesquisadores do CDC ressaltam que os pais devem procurar orientação junto aos dentistas sobre a quantidade recomendada de creme dental com flúor de modo a garantir a escovação correta dos dentes. Abaixo, veja algumas recomendações:

Atenção à quantidade de creme dental na hora de escovar os dentes

  • A quantidade ideal de flúor no creme dental infantil deve ser de 1.000 ppm à 1.450 ppm de íon flúor (F-). Essa informação é encontrada junto aos ingredientes do gel dental.
  • Ao colocar o creme dental nas escova, atentar às quantidades:

– menores de 2 anos – o equivalente a meio grão de arroz

– crianças de 2 a 4 anos de idade, equivalente a um grão de arroz

– crianças acima dos 4 anos, equivalente a um grão de ervilha

Leia também: O que fazer quando as crianças batem os dentes?

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui