Por que pais não querem filhos empreendedores

O colunista Fernando Dolabela fala de pesquisa feita no Brasil e em 11 países da América Latina sobre empregos estáveis e empreendedorismo.

Por que pais preferem empregos estáveis ao empreendedorismo para os filhos; pais sentandos no sofá olham para os dois filhos brincando com peças de montar no chão
Muitas vezes, mesmo sem serem capazes de traçar os próprios rumos, pais e escola insistem em indicar os caminhos a serem seguidos pelos alunos

Leia em 2 minutos

Como não estragar os seus filhos? Era esse era o título que dei a um dos meus livros, que trata da influência dos pais na formação empreendedora dos filhos. A editora vetou o título por razões mercadológicas. Alterei o nome do livro para “Quero construir a minha história”, que descreve melhor os tropeços de um garoto de 8 anos que resiste à interferência dos pais na sua vida.

Em busca de fundamentos para esse trabalho, coletei dados com a ajuda de pesquisadores amigos no Brasil e em 11 países da América Latina. Os resultados mostram que as famílias rejeitam o empreendedorismo pelo temor aos riscos. Por isso preparam filhos para empregos estáveis.

LEIA TAMBÉM: Conta corrente em banco para a criança movimentar. Isso faz sentido?

Muitas vezes, mesmo sem serem capazes de traçar os próprios rumos, pais e escola insistem em indicar os caminhos a serem seguidos pelos alunos. Mesmos os adultos mais teimosos e apegados ao passado sabem que a economia cambaleante fez os empregos minguarem em qualidade e quantidade e que o robô engolidor de postos de trabalho promete eliminar também funções de altíssimo nível.

Pais também fingem desconhecer que empregos continuam sendo uma grande fábrica de infelizes condenados a realizar sonhos de outros. Jovens optam pelo empreendedorismo quando estão inseridos em um sistema que o valoriza. É algo comparável ao comportamento ético, que não se adquire por meio de aulas ou livros, mas pelo contágio social. Nesse campo o maior poder é da
família, que pode estimular ou obstruir a criatividade, a ousadia e o inconformismo dos filhos, elementos essenciais ao empreendedor.

LEIA TAMBÉM: Plano de saúde: é preciso fazer escolhas para contar com um bom serviço

Gostou do nosso conteúdo? Assine nossa newsletter bissemanal. É grátis!
Informação e inspiração para criar filhos melhores para o mundo.

Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui