A tarefa de educar os filhos é feita de altos e baixos, quem é pai ou mãe sabe disso. É preciso ter disciplina, foco, saber que algumas vezes vamos acertar, outras tantas vezes vamos errar. É reconhecer que alguns dias vamos acordar mais dispostos, outros mais preguiçosos, menos animados. Isso é normal e acontece com todo mundo.
Vai ter época em que você vai se empenhar mais em aplicar aquele novo método de disciplina, e vai ter época em que você só gostaria de ir para uma praia deserta, sem nenhuma criança por perto.
O mais importante no meio disso tudo é aproveitar a jornada. É se divertir ao longo do processo. É saber que você não é perfeito e que os erros e acertos fazem parte do caminho.
Eu descobri, ao longo desses mais de 10 anos em que sou pai, que é preciso ter equilíbrio.
Não adianta você ser aquele pai permissivo, o pai do oba-oba, que tudo pode e que nada poda. Agindo assim, você estará criando um filho mimado, sem limites e que, com certeza, irá sofrer com isso no futuro, pois o mundo não é complacente com pessoas assim.
Não adianta também ser aquele pai autoritário, que só faz a coisa acontecer na base do medo, da porrada, do grito. Seus filhos vão fazer o que você quer que eles façam por medo de você. Não vão entender nada sobre seus valores, não irão te respeitar e te admirar como pai. Quando crescerem, não vão querer seguir os seus passos. Vão ter trauma de você.
Por isso é preciso ter equilíbrio para curtir o processo e tornar a jornada mais leve, mais divertida e assim fazer com que a missão seja mais fácil de ser cumprida.
Curtir a jornada significa rir das situações cotidianas, valorizar as pequenas coisas, os pequenos momentos. Tomar um café da manhã junto dos seus filhos, levá-los na escola no meio do dia. Ficar deitado de bobeira assistindo a um filme e comendo uma pipoca num domingo à tarde qualquer. Ouvir uma música alta e dar risada dentro do carro.
Curtir a jornada significa aprender com os seus erros. Saber que você não é perfeito, que seu filho também não é perfeito, e que, ao longo desse longo caminho, ambos irão errar… e muito.
Aprender com esses erros, tirar lições valiosas de cada um deles, também são formas de curtir a jornada.
Por que a vida, meu amigo, como você bem sabe, é toda feita de altos e baixos e a forma como surfamos cada uma dessas fases é que vai fazer toda a diferença.
Curta cada momento com seus pequenos. Tire lições dos erros. Valide e comemore os acertos. E nunca perca o foco de se divertir durante a jornada, isso fará toda a diferença.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM: