Manter uma alimentação equilibrada pode ser desafiador durante as férias escolares. Afinal, muitas vezes, os pais não têm recesso no mesmo período que os filhos e pode ser difícil conciliar seus compromissos para garantir que eles se divirtam e, ainda, consigam comer de forma saudável sem a rotina de sempre. Para quem vai viajar também não é diferente. Com tantos passeios e atividades para fazer, os alimentos ricos em nutrientes podem acabar ficando de lado, substituídos por comidas industrializadas, que são mais fáceis e rápidas de consumir.
Mas, apesar de tudo, a preocupação com a alimentação continua. Para ajudar os pais, Renata Bressan, Clarissa Fujiwara, Mônica Beyruti e Ana Maria Lottenberg, do Departamento de Nutrição da ABESO, junto de Ariana Fernandes, do Departamento de Obesidade Infantil, prepararam o e-book “Crianças de férias, um guia para manter a alimentação equilibrada e incentivar a atividade física“.
O material é gratuito e pode ser acessado virtualmente, mas para quem preferir, também está disponível na versão em audiobook para ouvir. Há várias dicas simples para utilizar no dia a dia para que a criançada possa curtir as férias com saúde. Separamos algumas que podem ajudar a garantir uma boa alimentação durante as férias, mas sem muitas neuras. Confira!
LEIA TAMBÉM:
1. Garanta pelo menos as refeições principais
Sem ter uma rotina fixa como no período letivo, é normal que os horários das refeições sejam mais flexíveis. Afinal, as crianças ficam mais tempo em casa, há muitos passeios e visitas de parentes, amigos e colegas. Mas, segundo as especialistas, também pode ser uma oportunidade para os pais estarem mais presentes e participarem das refeições, o que sempre torna tudo mais interessante para a criança. E isso não significa que a alimentação precisa ser complicada e trabalhosa, o mais importante é se organizar que tudo ficará mais fácil e leve.
A principal orientação do guia é que os pais não devem deixar as crianças pularem refeições. O ideal é manter a rotina com café da manhã, almoço e jantar sempre. “Essa é uma medida para evitar picos de fome no decorrer do dia e também fica mais descomplicado se organizar e fazer melhores escolhas”, escreveram as especialistas.
2. Planeje os lanches
Um lanchinho sempre cai bem. Mas também é preciso se atentar ao tipo de comida que será oferecida aos pequenos. “Não é só porque é período de férias que doces, guloseimas, salgadinhos de pacote, refrigerantes e alimentos do tipo fast-food estão liberados todos os dias”, alertaram. Por isso, seja dentro ou fora de casa, é sempre importante planejar os lanches. Há várias opções práticas e interessantes. Veja algumas:
- Frutas frescas ou desidratadas
- Iogurtes com baixo teor de gorduras
- Biscoitos integrais
- Bolos simples
- Sanduíches preparados com pães integrais e recheados com pastas ou queijo branco
- Milho cozido ou torta caseira com legumes
3. Cuidado com a hidratação
Devido ao calor do verão, as crianças precisam ingerir mais água para a hidratação do organismo, pois a perda de líquidos é maior nessa época do ano. Segundo as especialistas, é fundamental estimular o consumo de água. Então, tenha sempre uma garrafinha em mãos para oferecer aos pequenos ao longo do dia, principalmente durante a prática de atividades físicas.
LEIA TAMBÉM: